Acelerar a aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores que sabem que o processo do INSS pode demorar muito mais do que o ideal. Por isso trouxemos algumas dicas para agilizar sua aposentadoria, tanto para quem está solicitando o benefício quanto para quem ainda está trabalhando! Confira a seguir!
Quais são erros comuns que atrasam a aprovação da aposentadoria?
Muitos pecam na organização e erram na entrega dos documentos! Se o documento estiver ausente ou ilegível, o processo será reiniciado e iniciado novamente depois que o Meu INSS relatar uma discrepância. Sendo assim, em caso de dúvida sobre a necessidade de algum documento, não descartem o envio.
Leia em seguida: Boa Notícia: Revisão Do INSS Pode Permitir Aumentos Nos Benefícios!
No entanto, tenha o cuidado de fazê-lo respeitando a ordem em que devem ser colocados para agilizar a aprovação.
Além disso, não respeitar prazos: é necessário respeitar prazos e tendências de reclamação quando aplicável.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Embora o prazo médio do INSS para devolver o pedido de pensão seja de 2 meses, a lei prevê 45 dias. Então, se você tiver problemas, entre em contato com o juiz e exige o cumprimento dos prazos legais.
Esteja também ciente de que a Segurança Social faz uma correção monetária e de juros a partir da data em que dá entrada no processo. Simular a aposentadoria pode contribuir para que não ocorra estes erros, entre outros.
Leia em seguida: Vale Gás Em 2023: Benefício Vai Acabar? Confira
Como simular a aposentadoria?
Dentro do aplicativo Meu INSS existe uma calculadora previdenciária. Assim, lembre-se de preencher o formulário e verificar se você pode reivindicar os benefícios.
Além disso, se você trabalhou sem carteira subscrita, consulte a Portaria Normativa 77/2015. Isso porque ele informa quais documentos você pode usar para comprovar seu trabalho neste período e, assim, agilizar a aposentadoria e receber o benefício.
Leia em seguida: Alterações No FGTS Para 2023: Veja As Últimas Aqui
Quais são as dicas para acelerar sua aposentadoria pelo INSS?
A melhor forma de acelerar a aposentadoria se os benefícios forem por invalidez é anexar toda a documentação referente à evolução da doença.
Ou seja, laudos separados, atestados médicos e demais provas que comprovem a urgência da questão. Certifique-se de verificar a classificação Internacional de doenças (CID), bem como a identificação do médico assistente.
Leia em seguida: Seguro Desemprego Pode Contar Com MAIS PARCELAS: Veja Como Aqui
Outra forma, é acelerar a aposentadoria por idade ou tempo de desconto. Os benefícios planificados são aqueles que se aplicam às regras de tempo ou idade. Nesse caso, o ideal é separar todos os documentos por data antes de enviar a solicitação.
Dessa forma, será mais fácil consultá-los e facilitar o trabalho de quem fará a análise. Por fim, não se esqueça de verificar se estão livres de rasuras e impecavelmente legíveis.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.