O Projeto de Lei 2753/2022 prevê a correção pela inflação mais juros de mora em razão de atraso no pagamento de benefícios pelo INSS. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
Juros para INSS atrasado
De acordo com a proposta, as parcelas deverão ser atualizadas pela variação mensal acumulada do INPC. Os juros de mora, continua o texto, deverão ser equivalentes àqueles cobrados dos contribuintes em atraso com o RGPS.
Leia em seguida: Vale Gás Em 2023: Benefício Vai Acabar? Confira
“O projeto visa superar lacuna legal e garantir critério mais equânime e justo na atualização monetária e nos juros de mora dos benefícios previdenciários”, disse o autor da proposta, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).
O deputando lembrou ainda que, na origem, a Lei de Benefícios da Previdência Social previa a correção dos benefícios em atraso pelo INPC, mas em 1994 esse dispositivo foi revogado. Hoje, o Regulamento do INSS prevê a atualização pelo índice de reajuste dos benefícios do RGPS.
Leia em seguida: Alterações No FGTS Para 2023: Veja As Últimas Aqui
Como está a tramitação do Projeto?
A tramitação acontece em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Leia em seguida: Seguro Desemprego Pode Contar Com MAIS PARCELAS: Veja Como Aqui
Confira também:
Leia em seguida: Boa Notícia: Revisão Do INSS Pode Permitir Aumentos Nos Benefícios!
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.