O saque-aniversário FGTS passará por mudanças esse ano. Isso porque uma notícia um tanto quanto polêmica foi confirmada pelo Ministro do Trabalho Luiz Marinho. Afinal, ele avisou que a partir de março, novos pedidos para essa modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço não serão mais permitidos.
De acordo com Marinho, há um grande rol de reclamações dos trabalhadores em relação à retenção do valor por dois anos no caso de uma possível demissão. Isso porque na regra o trabalhador precisa optar pela modalidade de resgate anual ou pela modalidade do saque-rescisão.
Contudo, o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário FGTS deverá ter que esperar dois anos e um mês para conseguir mudar de opção e retornar para o saque-rescisão. Por isso, houve o anúncio da mudança. Entenda os detalhes.
Saque-aniversário FGTS: como funciona?
O trabalhador que realiza a adesão ao saque-aniversário do FGTS, pode sacar, anualmente, no mês do nascimento, uma parcela do saldo das contas ativas e inativas. Porém, o valor disponibilizado depende do quanto o profissional tem de saldo.
Leia mais: BOMBA: Empréstimo Consignado Suspenso! Confira Detalhes Aqui
Essa foi uma modalidade criada durante o governo de Jair Bolsonaro. Mas para muitas pessoas, o programa foge completamente da proposta inicial do FGTS. Afinal, seu objetivo é garantir um fundo financeiro reserva para situações emergenciais, caso haja demissão.
Mas quando o trabalhador opta pela modalidade do fundo de garantia anual, ele não pode ter acesso a essa reserva. Para muitos, um problema, já que enfrentam uma situação de vulnerabilidade financeira.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os saques serão paralisados em março?
Depois do anúncio de que a adesão ao saque-aniversário FGTS será suspensa em março, muitos trabalhadores que têm direito ao benefício após esse mês estão receosos. Afinal, querem saber se vão receber o valor, uma vez que não será mais possível aderir ao programa.
Leia mais: Boa Notícia: Seguro Desemprego Pode Ter Mais Parcelas
Contudo, o ministro Marinho ainda não deu nenhuma posição quanto a isto. Afinal, a projeção é de que somente a adesão esteja suspensa. Portanto, os saques devem seguir ao menos até o final do ano para não prejudicar o planejamento financeiro dos trabalhadores optantes pelo saque-aniversário.
Até o momento, o calendário de recebimento do saque-aniversário fica o mesmo. Veja baixo:

Confira também esse vídeo
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!