Se aposentar é com certeza um dos seus maiores sonhos. Agora imagine poder se aposentar mais cedo e com benefícios a mais. Você já sabe quem tem direito a aposentadoria especial?
Em primeiro lugar, a aposentadoria especial já é liberada para algumas categorias profissionais, mas o governo já está trabalhando para atingir mais profissionais.
Para ter direito a esse benefício, acima de tudo busque informações e venha entender como receber esse benefício e aproveitar sua aposentadoria quanto antes!
Leia o artigo completo para saber se sua categoria foi selecionada para ter direito a aposentadoria especial!
Conheça o projeto de lei: quem tem direito a aposentadoria especial
Conheça agora o Projeto de Lei em andamento, foi definido pela Comissão de Assuntos Especiais (CAE) do Senado e tem por objetivo oferecer o benefício a quem tem direito a aposentadorias especiais.
Antes de tudo é importante saber que já existem categorias com direito à aposentadoria especial no Brasil e acrescentar outras profissões é um avanço.
Mas o fato de já existir um projeto de lei para defender os benefícios da categoria, não significa que essas pessoas estejam garantidas por lei. De acordo com outros projetos é necessário seguir algumas regras para ter direito à aposentadoria especial.
Primeiramente, se você é homem, será necessário que tenha no mínimo 30 anos de contribuição e já esteja exercendo a função há cerca de 20 anos.
Se você for mulher, a conta é um pouco menor, e após 25 anos de recolhimento da contribuição e com, no mínimo, 15 anos de atividade, você também terá direito a essa aposentadoria.
Leia mais: Aposentados do INSS vão receber três parcelas de R$1500? Confira as regras e quem tem direito
O projeto de Lei é de autoria de Paulo Paim (PT-RS) e com certeza irá beneficiar muitos trabalhadores, que após anos de prestação de serviço, merecem esses benefícios.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona uma aposentadoria especial
Você sabe como funciona uma aposentadoria especial? Atualmente a aposentadoria especial é concedida a pessoas que realizaram, ao longo da vida, atividades consideradas de alto risco ou insalubres.
Alguns exemplos de atividades consideradas insalubres ou de alto risco são policiais, frentistas de postos de gasolina, seguranças e radiologistas.
Leia mais: Urgente: Projeto prevê salário em dobro para aposentados; Entenda
Conforme a Lei 8.213/91, a aposentadoria especial é um direito garantido ao trabalhador que desenvolveu suas atividades em ambiente considerado de alto risco, e seus direitos precisam ser respeitados.
Quais categorias tem direito a aposentadoria especial?
De acordo com o Projeto de Lei em votação no Senado, as categorias com direito a aposentadoria especial são os guardas municipais e agentes de trânsito são quem têm direito à aposentadoria especial.
Tanto os guardas municipais quanto os agentes de trânsito, trabalham muitas vezes em condições de risco, assim como outras categorias que exercem funções similares, mas já têm direito à aposentadoria especial.
Leia mais: Novas regras de aposentadoria para 2023: Confira!
Mas não será fácil obter esse benefício! Antes de mais nada, você que é um profissional de segurança deverá comprovar que está exposto a riscos para sua saúde ou à sua integridade física pelo tempo exigido para ter direito ao benefício.
Se você não é um profissional da área de segurança, mas conhece quem tem direito a aposentadoria especial, compartilhe nosso conteúdo com quem precisa ler!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!