Existe uma grande novidade para os aposentados e pensionistas, beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Isso porque, ontem (dia 19 de janeiro) o Presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu um ofício solicitando a volta do aumento da margem do empréstimo consignados pelo prazo de 12 meses.
Leia mais: Pagamentos do Auxílio Brasil e Auxílio Gás liberado nessa semana
A Medida Provisória (MP) 1006 foi o documento que assegura esse aumento no ano de 2020, entretanto essa medida tinha prazo de validade e só foi possível gozar desse aumento de percentual até o dia 31 de dezembro de 2021. Vale lembrar que na época em que o governo aprovou a MP 1006 o Brasil já vinha sofrendo os impactos econômicos por conta da pandemia e esse foi o real motivo do aumento da margem.
Entenda agora as novidades para o possível aumento de margem em 2022!
O que aconteceu com o aumento da margem empréstimo consignado?
Se você ainda não está por dentro, esse percentual de 5% foi um aumento nos rendimentos dos aposentados e pensionistas para que os mesmos pudessem comprometer esse valor na solicitação de empréstimos consignados.
O Governo Federal tornou possível essa medida através da MP 1006, que previa o aumento de 30% para 35% o percentual da renda comprometido em consignados.
Com o fim desse aumento de percentual no dia 3 de dezembro de 2021 de acordo com o que a previu lei 14.131, os aposentados e pensionistas, beneficiários do INSS, se encontram negativados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mas para tudo existe uma saída, pois como citamos acima, o motivo dessa medida em 2020 foi o agravamento da crise econômica e o aumento da inflação que passou a pesar fortemente no bolso de muitos brasileiros.
Partindo disso, sabemos que a crise ainda não acabou e fechamos o ano de 2020 com alta de 10,06% na inflação, o maior percentual desde 2015. Então existe sim a possibilidade do retorno desse aumento de margem para o ano de 2022.
Aumento de margem do empréstimo consignado para 2022
A grande novidade é que o presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu em seu gabinete um ofício que solicita a volta do aumento dos 5% pelo prazo de, no mínimo, 12 meses. Objetivo aqui é socorrer o público aposentado e pensionista que se encontram negativados no momento.
Leia mais: Cobrança de Empréstimos NÃO SOLICITADOS
Dessa forma, o retorno dessa medida provisória é uma ótima notícia para os aposentados e pensionistas que precisam de algum artifício para sobreviver a esse longo tempo de crise.
Gostou das informações sobre o Empréstimo Consignado? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do Empréstimo Consignado: