O benefício INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é, muitas vezes, a única fonte de renda para a ampla maioria das pessoas. Assim, quando eventualmente fica sem receber o dinheiro, pode complicar e muito as contas no final do mês.
No entanto, isso é muito raro de acontecer com o benefício pago a aposentados e pensionistas. Além disso, quem está afastado por doença ou acidente em um prazo acima de 15 dias, também tem o direito de receber o benefício do INSS.

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O que fazer quando não cai o benefício INSS?
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Agora, quando chegou aquele dia específico para receber e o dinheiro ainda não caiu na conta, vem o desespero e o medo. Contudo, não adianta ficar nervoso e o mais correto é conhecer os canais próprios para buscar uma solução.
Primeiramente, é possível fazer uma ligação gratuita para o telefone 135 do INSS. Por lá, será possível tirar algumas dúvidas e até mesmo saber o motivo pelo qual o dinheiro não caiu na sua conta.
Aliás, em muitos casos, o dinheiro não cai por alguma falha pontual do sistema do INSS. No entanto, também pode acontecer falhar mais graves no próprio instituto até a situação se normalizar.
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Por outro lado, também o que causa o não recebimento do benefício é alguma irregularidade do próprio beneficiário. Por exemplo, se deixar de fazer a prova de vida anual, ou os dados não estiverem corretos, o governo poderá suspender o benefício.
Antes disso, o INSS avisa a pessoa sobre o problema e, apenas depois disso, há a suspensão. Além de tudo, também se não resolver, o instituto vai cortar, definitivamente, o benefício daquele cidadão.
Essas medidas acontecem justamente para o INSS evitar fraudes e demais irregularidades, que podem até mesmo prejudicar a saúde financeira da entidade. Portanto, tenha sempre a sua prova de vida anual regularizada e também mantenha os seus dados cadastrais o mais atualizado possível.
O que quer dizer solicitar pagamento de benefício não recebido?
Mas, além de usar o telefone 135 para reclamar da falta de pagamento do benefício do INSS, também há outros meios. Um deles é o aplicativo ‘Meu INSS’, onde inclusive muitas vezes conseguimos resolver remotamente, sem precisar fazer nenhum tipo de telefonema.
Então, deve buscar a aba de solicitação de pagamento de benefício não recebido. Normalmente, consegue resolver por ali mesmo.
Outra situação, caso não consiga resolver de forma virtual, é ir até uma agência do INSS mais próxima. Por lá, vai ter que levar os seus documentos, conversar com um atendente e buscar uma solução.
Por fim, quem não recebeu o benefício INSS também poderá entrar na Justiça contra a entidade. Neste caso, deve buscar um advogado especialista no assunto para dar entrada no processo, o que normalmente também demora algum tempo.
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