Desde novembro de 2022, os aposentados do INSS estão passando pelo pente-fino do INSS, que seguirá até abril deste ano. Nesse sentido, o intuito é que essa nova revisão verifique casos inadequados de recebimento de benefício, trazendo mais alívio a Previdência Social!
Então, neste artigo, vamos falar sobre o que se trata esse procedimento e como você pode se proteger. Assim, leia!
Do que se trata o pente-fino do INSS?
Em se tratando do pente-fino do INSS, é uma forma encontrada pela Previdência Social para que os beneficiários consigam continuar recebendo seus benefícios com dados atualizados. Ou seja, será enviada uma notificação para aqueles com cadastro irregular ou outras pendências.
Leia em seguida: Carro poderá ter financiamento pelo FGTS? Veja Aqui As Novidades
Nesse sentido, essa mensagem chegará através do portal ou aplicativo MEU INSS. Logo, o INSS revisará principalmente os benefícios de pessoas que recebem auxílio-doença, BPC/LOAS e aposentadoria por incapacidade permanente.
No entanto, encontrando qualquer tipo de irregularidade, convocará o beneficiário para ele regularizar todas as pendências. Ou ainda, o beneficiário deverá comparecer no horário marcado até uma agência do INSS visando passar por novas avaliações ou perícias médicas.
Leia em seguida: Bolsa Família Já Está Pagando Beneficiários! Confira O Calendário Completo Aqui
Veja como manter o seu benefício do INSS
Em primeiro lugar, para manter o seu benefício do INSS, antes de mais nada, você deve ter certeza de que seu cadastro está em dia. Ou seja, todos os dados precisam estar devidamente atualizados no sistema da Previdência Social.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Em relação à aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, todos os beneficiários que não passaram pelos exames médicos há mais de +6 meses, ou não possuem previsão de alta, deverão passar pelo pente-fino do INSS. Essa é uma questão devida para continuar recebendo!
Em suma, a ação do pente-fino acontecerá se iniciou no mês de novembro de 2022 e terminará em abril de 2023! Ou seja, até lá é possível que você possa ser convocado a qualquer momento!
No mais, não se esqueça que o pente-fino não se confunde com a prova de vida do INSS. Essa, no que lhe concerne, é necessária para comprovar que o beneficiário continua vivo e por isso deve continuar recebendo a sua aposentadoria! Enquanto aquele, diz respeito a atualização de dados!
Leia em seguida: Tabela Do Imposto De Renda Pode Ser Reformada Em 2023! Confira Aqui
Confira também:
INSS PAGA novo BENEFÍCIO aos SEGURADOS: VEJA se VOCÊ tem DIREITO a esse NOVO BENEFÍCIO.
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!