A Reforma da Previdência trouxe diversas mudanças em relação à solicitação da aposentadoria e demais benefícios do INSS. Essas mudanças acabaram por dificultar o acesso dos cidadãos aos benefícios, pois aumentou o tempo e idade mínima para solicitar. Mas, felizmente, existem algumas regras de transição, com o intuito de ajudar as pessoas que estavam próximas a conseguir o benefício. Veja algumas dicas de como se aposentar com 40 anos.
O que muitas pessoas não sabem é que tem como se aposentar com idade próxima aos 40 anos. Essa possibilidade se dá por regras de transição criadas para ajudar as pessoas que já estavam próximas a conseguirem os seus benefícios. Nessa matéria, trazemos algumas regras e você já pode fazer um planejamento para se aposentar o mais rápido possível.
Como se aposentar com 40 anos

Os contribuintes que possuem mais de 40 anos devem realizar um Planejamento Previdenciário, que deverá ser mais detalhado e abordar a vida do contribuinte além do INSS. Precisa haver um olhar minucioso no âmbito Previdenciário, Tributário, Fiscal e Securitário.
Como a idade de 40 anos ainda está um pouco longe da faixa de idade mínima para a aposentadoria (sendo de 65 anos para homens e 62 para mulheres, além do tempo de contribuição), os segurados precisam de um planejamento maior. Vale lembrar que ainda possa haver mais reformas da previdência, que podem aumentar.
Muitas pessoas nessa idade costumam começar a pensar em uma aposentadoria paralela, como previdência privada.
Leia mais: Surpresa: INSS libera datas de pagamento do 13º salário dos aposentados; veja aqui
Regras de transição para se aposentar em 2023
Existem algumas regras de transição para quem deseja solicitar a aposentadoria. Mas, até as regras de transição sofreram mudanças desde que ocorreu a Reforma da Previdência. Veja mais informações das principais.
Pedágio de 50%
A regra do pedágio de 50% para a aposentadoria do INSS, explicando de forma simples, é a necessidade de cumprir mais 50% do tempo que faltava para se aposentar. Mas, essa regra só vale para quem estava a dois anos ou menos de se aposentar no dia 13/11/2019. Veja as regras:
- Homens: é preciso que estivessem com, pelo menos, 33 anos de contribuição em 13/11/2019;
- Mulheres: é preciso que estivessem com, pelo menos, 28 anos de contribuição em 13/11/2019.
Pedágio de 100%
Já a regra do pedágio de 100% para aposentadoria, exige que o segurado do INSS cumpra mais 100% do tempo faltante para receber o benefício. Veja as regras:
Homens:
- Ter 60 anos, no mínimo, no momento da Data de Entrada do Requerimento;
- Mínimo 35 anos de contribuição;
- O dobro do tempo que faltava para se aposentar em 13/11/2019.
Mulheres:
- Ter 57 anos, no mínimo, no momento da Data de Entrada do Requerimento;
- Mínimo 30 anos de contribuição;
- O dobro do tempo que faltava para se aposentar em 13/11/2019.
Leia mais: Ganha mais de um salário mínimo? Saiba quando será pago o 13º do INSS
Pontuação mínima do INSS
Essa regra de transição não tem idade mínima. Portanto, é vantajosa para quem tem bastante tempo de contribuição. Nessa regra, soma-se a idade e o tempo de contribuição, até atingir a pontuação necessária. Entenda:
- Os homens precisam ter 35 anos de contribuição e 100 pontos em 2023. A cada ano, aumenta um ponto, até atingir o limite de 105 pontos;
- As mulheres precisam ter 30 anos de contribuição e 90 pontos em 2023. A cada ano, aumenta um ponto, até atingir o limite de 100 pontos.
Idade mínima progressiva
Nessa regra de transição para aposentadoria, a idade mínima é menor e vai aumentando ao decorrer dos anos. Mas, no futuro, essa regra deixará de existir, até que seja atingida a idade que a Reforma prevê para quem começou a recolher após sua vigência.
Essa modalidade leva em conta a idade e o tempo de contribuição. Como funciona?
Para as mulheres:
- 30 anos de contribuição;
- 56 anos de idade + 6 meses por ano, a partir de 2020, até atingir 62 anos de idade.
Para os homens:
- 35 anos de contribuição;
- 61 anos + 6 meses por ano, a partir de 2020, até atingir 65 anos.
Leia mais: Notícia quente: Veja novo valor e quem tem direito a receber auxílio-reclusão
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!