O desconto na sua conta de luz pode chegar até 100%. Quer saber como? Confira a matéria até o final.
Atualmente, para quase tudo o que fazemos, dependemos dela. Ela é a vilã de todos os bolsos, é essencial para a vida de todos. Ela é a conta de luz.
Por meio da Tarifa Social, 12 milhões de famílias economizaram com conta de luz em 2021, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Saiba como funciona o benefício para ter uma conta de luz mais barata.
Leia em seguida: Saiu agora: INSS suspende 13º salário para quem recebe salário mínimo; Consulte a lista
Como funciona o desconto na conta de luz
A TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), é voltada para as famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. Em 2021, todos os inscritos no CadÚnico, com os dados cadastrais atualizados e que tinham interesse no benefício, entraram automaticamente no programa da TSEE para uma conta de luz mais barata. Para se manter no programa, os dados devem estar sempre atualizados, são eles:
– Famílias cadastradas no CadÚnico, com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606);
– Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
– Famílias cadastradas no CadÚnico com renda mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.636), que tenham no domicílio portador de doença ou deficiência de natureza: física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla de tratamento contínuo em home care (cuidados em casa), que demande consumo de energia elétrica.
Leia em seguida: INSS tem novo desconto no salário. Veja o valor!
Vale destacar
Desde 2021, a inclusão no TSEE, passou a ser automática para as famílias cadastradas no CadÚnico e/ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Leia em seguida: Maravilha: Lula vai perdoar dívidas do empréstimo consignado; Saiba como ser beneficiado
Descontos vão de 10% a 100%
O desconto para uma conta de luz mais barata varia de acordo com o consumo da família beneficiária. O percentual de desconto, vária com a quantidade de quiloWatts/hora que o marcador (relógio de luz) registra de consumo mensal. Por isso, os descontos podem ir de 10% até os 100%. Contudo, a porcentagem integral é reservada somente para famílias indígenas e quilombolas. Confira a tabela de descontos:
Para CadÚnico e BPC (Benefício de Prestação Continuada)
Consumo de até 30 KWh/mês: 65% de desconto
Consumo de 31 KWh a 100 KWh/mês: 40% de desconto
Consumo de 101 kWh a 220 kWh/mês: 10% de desconto
Leia em seguida: Ótima notícia: Pagamento em dobro para aposentados? Consulte a lista
Para indígenas e quilombolas
Consumo de até 50 kWh/mês: 100% de desconto
Consumo de 51 kWh a 100 kWh/mês: 40% de desconto
Consumo de101 kWh a 220 kWh/mês: 10% de desconto
Para mais informações e/ou se cadastrar para o CadÚnico, acesse: CadÚnico. Ou, se dirija até algum Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pela Assistência Social do seu município.
Para cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e/ou mais informações, acesse: Meu INSS e/ou aplicativo “Meu INSS”, ou ligue 135.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!