Após a reforma da previdência, muitas pessoas ficaram confusas por conta das mudanças que foram feitas e tornaram todo o processo mais difícil e complexo.
Com isso, uma das grandes mudanças foi na idade mínima para se aposentar, que em 2023 foi novamente atualizada. Por isso, é sempre importante estar atento às regras para ter noção se já é possível se aposentar por idade. Além de saber se os outros requisitos necessários também foram atendidos.
Sendo assim, decidimos criar esse conteúdo para te orientar em relação às regras da aposentadoria, para que você saiba exatamente qual a idade mínima para se aposentar. E dessa forma, poder se planejar para o futuro.
Por isso, acompanhe o texto e fique por dentro de tudo!
O QUE MUDOU NAS REGRAS DE APOSENTADORIA APÓS A REFORMA?
A reforma da previdência, veio para tornar mais rígida a concessão dos benefícios previdenciários, isso fica claro quando você entende quais os requisitos mínimos para se aposentar.
Dessa forma ela trouxe diversas mudanças, e ainda definiu algumas Regras de Transição, para que os requisitos mínimos sejam alterados de forma gradual e anualmente.
A principal mudança que veio com a reforma, foi a inclusão da idade mínima para se aposentar como o requisito indispensável para todas as aposentadorias, Sendo assim, veja como ficou a idade mínima para se aposentar.
Leia mais: R$1.302 está disponível para saque a vários brasileiros; confira aqui
Aposentadoria por idade
A reforma da previdência impactou um pouco mais as mulheres em relação à idade mínima para se aposentar. Em relação aos trabalhadores urbanos, a idade mínima continuou sendo de 65 anos para homens.
No entanto, para as mulheres ela aumentou para 62 anos. Uma das maiores curiosidades dessa forma de aposentadoria, é que ela aumenta gradualmente a cada seis meses, tornando a idade mínima para se aposentar cada vez maior.
Lembrando ainda que é necessário também que para ambos haja o tempo de contribuição mínimo de 15 anos para a aposentadoria.
Aposentadoria rural
Mas as notícias melhoram para os trabalhadores rurais. No caso deste, a idade mínima para se aposentar não mudou devido às pressões da sociedade, sendo assim o tempo exigido continua sendo de 60 anos do homem e 55 da mulher.
Da mesma forma que para os trabalhadores urbanos, para os rurais, é também exigido um tempo mínimo de contribuição de 15 anos de trabalho rural.
Leia mais: Novidade: NOVO cartão Bolsa Família garante vantagens; veja aqui
Aposentadoria híbrida
No caso da aposentadoria híbrida, ela segue os mesmos requisitos da aposentadoria por idade, com a diferença que o tempo de trabalho na zona rural é contado como tempo de contribuição.
Sendo assim, a idade mínima para se aposentar no modelo híbrido passou a ser de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!