Está cada vez mais próxima à aprovação da PL que vai obrigar o INSS a pagar um salário em dobro para aposentados e pensionistas que recebem o benefício do INSS.
Agora falta menos um passo para a provação, e com ela, diversos segurados vão poder comemorar ainda esse ano!
Entenda a seguir como vai funcionar o pagamento dos salários em dobro do INSS.
O projeto de salário em dobro do INSS
A princípio, o Projeto de Lei proposto pelo Deputado Federal Antônio Furtado, que prevê o pagamento dos salários em dobro dos beneficiários do INSS, ainda esse ano se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 809/2022 surgiu ainda em 2022 e propõe um pagamento em dobro nos salários de aposentados e pensionistas do INSS.
Leia mais: URGENTE: Pagamento dos aposentados poderá ser suspenso pelo STF; entender
Sendo aprovado, o projeto iria garantir uma ajuda financeira tendo em vista que no final do ano os gastos sempre são maiores devido as festividades. Sendo assim, os beneficiários teriam uma ajuda de custo para pagamentos de boletos como IPTU e IPVA.
Dessa forma, se o projeto fosse aprovado no ano passado mesmo, ele iria garantir um pagamento extra logo no início do ano, nos meses de janeiro e fevereiro.
E igualmente para todos os anos após a aprovação, o valor seria liberado nos meses de janeiro e fevereiro. Todavia, como ainda se encontra em tramitação na câmara dos deputados, o que resta é esperar pela aprovação.
De acordo com as etapas atuais, falta apenas que o projeto passe pelo senado para chegar às mãos do presidente e ser aprovado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como a PL irá funcionar
A princípio, para que o aposentado tenha direito ao salário em dobro do INSS, ele vai precisar realizar a solicitação mediante a instituição financeira responsável.
Há outro ponto que precisa ser observado também! Este pagamento em dobro, nada mais é que um empréstimo sem taxas de juros! Além do mais, o pagamento das parcelas vão acontecer de maneira automática, sendo descontadas todo mês da folha de pagamento do beneficiário.
Leia mais: INSS libera mais de 2,9 bilhões em pagamentos irregulares? Veja!
O objetivo do PL é fornecer uma ajuda de custos que não afete os cofres públicos, já que assim os valores vão retornar a eles. Todavia, com a ausência de juros, os beneficiários não vão ter que se preocupar em pagar valores além do que foi usado por eles.
Quem deve receber salário em dobro do INSS
Em primeiro lugar, assim que a PL for aceita, os aposentados, pensionistas, os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Brasil, servidores públicos (ativos e inativos) e militares (ativos e inativos). Vão ter acesso ao empréstimo.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!