Ao contrário do que houve nos últimos três anos de governo regidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Este ano, o décimo terceiro salário do INSS não deve ser antecipado. A medida havia sido tomada nos anos anteriores em decorrência da pandemia de Covid que causou o enfraquecimento da economia no país.
Por mais que muitos já estavam animados para que houvesse uma antecipação, o que causou uma quebra de expectativa. Para ela acontecer, é necessário que o atual governo do presidente Lula emita um decreto que mudaria o calendário de pagamentos. O mesmo já tem data de início confirmada para este ano.
No entanto, os trabalhadores podem ficar felizes pois para eles é possível realizar a antecipação do décimo terceiro salário para retirar os valores no período de férias! Saiba mais sobre o assunto a seguir.
O que é e como funciona o décimo terceiro salário do INSS
O décimo terceiro salário, também conhecido como abono salarial, é um benefício reservado a aposentados, pensionistas, trabalhadores de carteira assinada, e outros segurados do INSS.
Infelizmente os beneficiários do BPC (benefício de prestação continuada) não têm direito ao 13° salário do INSS.
Leia mais: Novo app Bolsa Família 2023: Confira todas as mudanças e como se inscreverNotícia quente: Prova de vida sofre novas mudanças; Veja quais são
Outro ponto acerca do 13° salário, é que o valor dele coincide com o valor do salário do trabalhador, ou do benefício do segurado do INSS. No entanto, para que uma pessoa receba o mesmo valor de seu salário, é preciso que ela tenha trabalhado no mínimo 12 meses, ou recebido o seu salário de segurado do INSS durante 12 meses.
Caso contrário, será feito um cálculo de meses no qual a pessoa recebeu, e a partir daí será definido o valor do benefício proporcional ao salário recebido.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como fica a antecipação do décimo terceiro salário em 2023?
Em primeiro lugar, normalmente o décimo terceiro salário do INSS ou do trabalhadores ocorrem em duas parcelas, a primeira é referente a 50% do valor do benefício, enquanto que a segunda é paga com descontos.
Fora isso, as modificações em valores e datas ocorrem com decretos do governo para os beneficiários do INSS. Já para os trabalhadores da CLT dependem das modificações feitas pelo sindicato ou através das regras da empresa.
Leia mais: Lula assina lei com novas regras para o Minha Casa Minha Vida; Confira
A antecipação do 13° salário para trabalhadores da CLT pode ser feita a partir de um acordo com a empresa, para que assim o funcionário receba o seu décimo terceiro no período de férias. Caso contrário, a primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.
Por fim, a antecipação do décimo terceiro salário de 2023 para aposentados e pensionistas, entre outros beneficiários do INSS, não deve ocorrer esse ano.
Calendário de pagamentos do décimo terceiro salário do INSS
Veja a seguir o calendário de pagamento de cada parcela:
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!