Caixa e Banco do Brasil aderem à suspensão do consignado para aposentados do INSS. Além disso, outros diversos bancos pararam de oferecer essa opção de crédito. A taxa de juros diminuiu de 2,14% para 1,7% e agora veja o que vai acontecer.
A diminuição da taxa de juros era uma reivindicação dos aposentados há muito tempo. Contudo, com essa taxa reduzida, os bancos não conseguem operar e a disponibilidade de instituições financeiras para realizar o consignado está praticamente nula. Entenda mais:
Suspensão do consignado para aposentados
A Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, bem como demais bancos menores suspendem temporariamente as contratações de empréstimo consignado. A suspensão ocorre depois que o Conselho Nacional da Previdência Social reduziu as taxas máximas de juros dessa modalidade, passando de 2,14% para 1,70%.
Leia mais: Surpresa: Confira mais uma nova modalidade de saque do FGTS; Veja o que mudou
A Caixa e o Banco do Brasil estão seguindo os bancos privados e aderiram à suspensão das linhas de crédito consignados para os beneficiários do INSS. De acordo com divulgações do BB, agora não é mais viável manter as linhas de crédito com taxa de 1,70%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
De acordo com a Febraban, os bancos não possuem condições de pagarem os custos de captação de clientes com as novas taxas determinadas pelo órgão ligado ao Ministério da Previdência.
Aproximadamente 89% dos consignados dos aposentados é realizado pelos bancos privados. Caixa e BB atuam em 11% dos empréstimos.
O que diz Lula sobre a redução da taxa de juros do consignado
Planalto deve recuar de redução de Juros. Lula diz “não podemos anunciar o que não vai acontecer“. Além disso, o Governo Federal relata que vai encontrar uma maneira dessa medida não valer.
Leia mais: Maravilha: FGTS será liberado através de nova modalidade; Confira
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da república, afirma que toda medida deve passar, sem exceção, pelo Palácio do Planalto, fato que não acontecer no caso dessa redução da taxa de juros do consignado dos aposentados.
Taxa de juros do consignado
O Conselho Nacional de Previdência Social reduziu a taxa de juros do consignado para os contratos novos de 2,14% para 1,70% ao mês. Essa redução começou a valer desde o dia 15 de março, porém os efeitos vieram no dia seguinte.
Leia mais: Oficial: Funcionários públicos têm direito ao FGTS? Confira
A redução de juros visivelmente é algo positivo perante aos aposentados e pensionistas do INSS, contudo, tendo em vista essa diminuição, os bancos não conseguem operar por não ser mais viável financeiramente. Entenda:
Bancos e demais instituições financeiras devem pagar ao Banco Central (BC) a Taxa Selic, que hoje é de 13,75% ao ano, tendo em vista essa porcentagem, com o juro em 1,70% não se torna viável ofertar essa linha. Dessa forma, caso não haja mudanças, mesmo com a taxa reduzida, os beneficiários NÃO VÃO CONSEGUIR CONTRATAR O CRÉDITO em lugar nenhum.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!