Muitas pessoas não sabem, mas é possível cancelar o pagamento do empréstimo consignado de maneira legal. Caso você esteja endividado, mas possua linhas de crédito contratadas, essa matéria te ajudará a entender como suspender pagamento consignado sem sofrer consequências. Confira:
Entenda o que é o empréstimo consignado do INSS
O empréstimo consignado permite que os beneficiários usem até 35% de seu salário para fazer o pagamento de parcelas dessa linha de crédito. As parcelas são descontadas diretamente da conta de quem contratou, por isso as taxas de juros são mais baixas que as demais linhas de crédito.
Além do empréstimo, há o cartão de crédito consignado e o cartão benefício, ambos permitem que o beneficiário use até 5% do salário para pagar as parcelas. A taxa de juros do empréstimo e do cartão sofreram uma redução por conta de decisão do Conselho Nacional de Previdência Social. Veja:
Redução na taxa de juros
A taxa de juros do empréstimo consignado diminuiu de 2,14% para 1,7% e do cartão diminuiu de 3,06% para 2,62%. Contudo, essa redução acabou gerando uma reação negativa dos bancos, pois eles consideraram não vantajoso ofertar a linha de crédito, já que os ganhos diminuiriam e não houve redução de seus gastos. Ou seja, a redução foi apenas para os beneficiários do INSS.
Por conta disso, os bancos suspenderam a liberação da linha de crédito temporariamente. Uma nova reunião do Conselho vai acontecer no dia 28 de março e deve-se definir qual o novo valor da taxa de juros. A expectativa é que altere novamente para 1,95% para o empréstimo, já o cartão não se sabe.
Como posso suspender pagamento do consignado?
Desistência do empréstimo
A primeira maneira de suspender o pagamento é fazendo a desistência do empréstimo ou cartão de crédito consignado. Porém, existe um prazo para isso. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível desistir de qualquer contratação, é o chamado Direito de Arrependimento. Em até 7 dias, a contar da data da contratação, é possível desistir do empréstimo consignado. Contudo, logicamente, é necessário devolver o dinheiro se o mesmo já foi depositado.
Mas, tenha cuidado com os golpes aplicados na desistência. Um golpe comum quando o beneficiário pede para cancelar o contrato é pagar um boleto com um valor cobrado pela desistência e isso NÃO existe. Portanto, se certifique de cancelar diretamente no banco.
Leia mais: Notícia quente: Salário do INSS terá novo reajuste; Confira o novo valor
Suspensão por fraude
Outra maneira de como suspender o pagamento do consignado é por FRAUDE. Ou seja, se houver algum desconto indevido na folha de pagamentos do beneficiário, ele poderá entrar em contato com o banco e pedir para suspender o empréstimo.
Um problema recorrente nesse caso é que muitos beneficiários percebem depois de passar muito tempo da contratação. Muitos até já gastaram o dinheiro depositado, que não contrataram. Por isso, fique sempre de olho no extrato da sua conta, assim como a sua folha de pagamento.
Carência do consignado
O tempo de carência do consignado é o período em que o beneficiário pode ficar sem pagar o consignado. Mas, tenha muito cuidado com os golpes. Sempre desconfie quando uma instituição financeira oferece um tempo de carência muito grande. Comumente, a carência é de 45 dias após a contratação. Ou seja, depois desse prazo a agência cobra a primeira parcela.
Quitação antecipada
Quitar a dívida de contrato do empréstimo consignado de forma antecipada é uma ótima alternativa. Além de se livrar da dívida antes do previsto, os beneficiários do INSS podem garantir um desconto muito alto. Algumas parcelas são amortizadas, ou seja, há o perdão de algumas parcelas. Isso gera bastante economia. Negocie com o seu banco e verifique o quanto você ganha se puder pagar antes.
Falecimento do titular da dívida
Quando o beneficiário titular do empréstimo consignado falece, a dívida fica para o primeiro familiar, seja esposa, marido, ou filhos. Esse precisará pagar se existir alguma divisão de bens, e somente nesse caso. Se não houver essa divisão de bens, ele NÃO precisa quitar.
Além disso, existe o seguro prestamista. Esse seguro quita a dívida da linha de crédito em caso de falecimento do titular. Os valores são inclusos nas parcelas que são descontadas junto com o empréstimo.
Veja também:
Leia mais: ATENÇÃO: Novidade impactante para aposentados do INSS – Justiça libera R$1,37 bilhão – SAIBA MAIS!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!