Se você busca receber benefícios do governo, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada. (BPC) e demais auxílios, é preciso estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico).
Para quem não sabe, essa é a plataforma na qual beneficiários comprovam necessidade de recebimento do auxílio e ainda regularizar informações essenciais para o controle e possíveis contatos necessários. Confira abaixo como se inscrever.
Leia em seguida: 13º SALÁRIO DO INSS: Ótima notícia para os aposentados; Veja agora
Veja como se cadastrar no CadÚnico
Primeiramente, veja o passo a passo para cadastro no CadÚnico e garanta seus benefícios para ter uma renda extra e um futuro melhor.
- Faça o pré-cadastro (no site do CadÚnico), ou vá direto ao CRAS da sua cidade.
- Tenha em mãos o seu título de eleitor e CPF. E para registrar a família, leve a certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho, título de eleitor, cédula de identidade e caixa de previdência de cada familiar.
- Contudo, se você já fez o pré-cadastro, pode agilizar o acesso ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) em até 120 dias.
- Não é necessário agendamento. Lá, uma equipe de profissionais acompanhantes o ajudará a ingressar no programa social ideal para sua situação.
Leia mais: ATENÇÃO: Prova de vida do INSS tem novas regras em 2023! Fique por dentro
Se você já tem o CadÚnico veja como consultar sua situação pelo seu CPF
Inicialmente, depois de se cadastrar no CadÚnico e solicitar o benefício, você deve ficar atento ao andamento da sua inscrição. Para isso, você pode utilizar o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), onde encontra um pedido de atendimento.
Desta forma, acesse o Site do CadÚnico. Em seguida, acesse o site do CadÚnico e tenha seu CPF e senha GOV.BR/ consigo. Ainda, será necessário informar dados como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e UF/Município, exatamente como estão cadastrados no CadÚnico.
Ainda é possível acessar seus dados pelo plicativo do CadÚnico que está disponível na versão ANDROID e IOS. Deste modo, você realizará uma consulta simples. Acesse o aplicativo do CadÚnico e tenha consigo seu CPF e senha Gov.br/ e realize o acesso.
Leia mais: Pensionistas do INSS deve declarar o imposto de renda em 2023?
Quem deve estar cadastrado no CadÚnico?
Em resumo, o Cadastro Único é uma coleção de informações sobre as famílias brasileiras que vivem na pobreza e na extrema pobreza. Os governos federal, estadual e municipal usam essas informações para implementar políticas públicas que possam ajudar a melhorar a vida dessas famílias.
Deste modo, quem deve se inscrever no Cadastro Único são as famílias de baixa renda que devem registrar sua renda per capita de até meio salário mínimo ou que ganhe até 3 salários mínimos sobre a renda mensal bruta.
Leia mais: Aumento de margem nos empréstimos consignados de aposentados? Entenda o que mudou
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!