Muitas pessoas quando um familiar falece fica na dúvida do que fazer com os bens ou benefício/salário que o falecido possuía. Neste sentido, os familiares dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem se atentar e não sacar os valores do benefício depositado na conta do falecido antes de ter o atestado de óbito e comunicar ao instituto o ocorrido. Portanto, entenda como sacar aposentadoria de um parente falecido sem ter maiores problemas.
Como sacar aposentadoria de parente falecido?
No caso de um parente falecer você deverá esperar até o atestado de óbito estar pronto e entrar em contato com a administração da Previdência Social e assim será iniciado o processo para fazer o saque dos valores.
Leia Mais: Valor adicional pode ser acrescentado no seu salário do INSS; Veja como
Dessa forma, quando for contatar o INSS para informar sobre o falecimento do beneficiário, além da certidão de óbito será necessário ter o número do seguro social do falecido, nome e a informações de contato.
Após repassar todas as informações necessárias para o INSS, o pedido será então analisado para saber se o parente que fez o pedido de saque poderá receber o benefício do falecido ou não.
Posso receber a pensão por morte?
A pensão por morte é um benefício oferecido para aos dependentes do falecido. No entanto, é necessário que o falecido tenha contribuído com o INSS ou já estava aposentado.
Leia Mais: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Quem poderá receber a pensão por morte?
Para ter direito a pensão por morte o dependente do beneficiário deverá ser o cônjuge, filhos menores de idade ou os filhos maiores de idade que sejam incapazes de produzir o seu próprio sustento.
Leia Mais: Passo a passo para acessar extrato do INSS para declaração do Imposto de Renda
Os pais ou irmãos do falecido ou até mesmo o enteado que for menor ou maior incapaz também podem ter acesso ao benefício. No entanto, este grau de parentesco apenas ganhar o direito a pensão por morte se comprovar que dependia financeiramente do falecido.
Qual é o valor da pensão por morte?
O valor da pensão por morte será calculado com base no valor do salário do falecido e o tempo de contribuição do mesmo. Portanto, pode ocorrer de o valor que os dependentes vão receber como pensão por morte ser menor que o valor do benefício recebido originalmente pelo falecido.
Ademais, caso o falecido deixar mais de um dependente, o valor da pensão por morte será dividido entre eles.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.