Veja agora tudo sobre no novo golpe do empréstimo consignado do INSS que está seno aplicado! Confira a seguir.
Com o intuito de aplicar golpes, o esquema de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS tem se sofisticado.
Conforme reportagem do programa “Fantástico”, criminosos têm comprado na internet um “kit fraude” com informações pessoais dos segurados para realizar as ações delituosas, sem a necessidade de ligar para os clientes.
O ano passado foi marcado por mais de 57.874 queixas do golpe registradas pelos Procons no Brasil, equivalendo a mais de uma denúncia por hora. Segundo a polícia, há indícios de que funcionários do INSS estejam envolvidos nas fraudes.
Os golpistas adquirem os dados pessoais por meio de grupos clandestinos na internet, os quais incluem até mesmo a identidade e uma selfie da pessoa segurando o documento.
Tal imagem serve como uma espécie de assinatura eletrônica para a realização de contratos de crédito, como empréstimos.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
Sem perceber que estava sendo gravado, um dos criminosos narra a facilidade do esquema: “Aqui dentro do nosso site, a gente tem vários, tem bilhões de cadastros, entendeu? Então, vamos supor, cliquei nesse aqui, vai me jogar para essa página onde vou encontrar todos os dados do cliente (…) A gente encontra o que você deseja”, complementa o golpista.
Golpe do empréstimo consignado:
Uma das vítimas, uma aposentada do Rio Grande do Sul que prefere não ser identificada, descobriu o golpe quando tentou fazer um financiamento de R$ 50 mil para construir uma casa.
Ela descobriu que já haviam sido feitos 29 contratos irregulares em seu nome envolvendo um valor total de R$ 195 mil. A recomendação para evitar cair nesse novo golpe é monitorar possíveis retiradas e novos contratos em sua conta.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu abertura de investigação na Polícia Federal e afirmou que os criminosos se aproveitam de péssimos funcionários que têm acesso às informações do aposentado, de seu cadastro e senha, para alimentar uma rede de criminosos.
A Federação Brasileira de Bancos acompanha permanentemente todos os temas relacionados à segurança cibernética, mesmo que eles não tenham origem no sistema financeiro.
Na terça-feira (04), os bancos retomaram o serviço de crédito consignado para INSS, após a aprovação do novo teto na taxa de juros pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
Após longas discussões entre os principais bancos do país e o Ministério da Previdência, a taxa de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS foi reduzida para 1,97% ao mês.
Gostou do conteúdo sobre o golpe do consignado? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!