Para inúmeros beneficiários do INSS, a manutenção do cadastro é um compromisso extremamente necessário. Isso porque qualquer irregularidade pode custar o recebimento dos salários de aposentadorias e pensões. Portanto, novidades como o novo funcionamento da prova de vida devem estar sempre bem difundidas entre aposentados e pensionistas do INSS, para garantir que todas as etapas sejam cumpridas de forma eficaz.
Leia a seguir como deve funcionar a prova de vida do INSS em 2023 e garanta a regularização do seu benefício.
Prova de Vida do INSS
Primeiramente, você deve entender a importância da prova de vida para a manutenção do seu benefício. O INSS busca garantir que o beneficiário continua vivo e apto para receber os benefícios pagos pela entidade, como, por exemplo, aposentadoria, pensão ou auxílio. Por isso, a Prova de Vida funciona como uma espécie de confirmação da “existência” do aposentado, evitando fraudes ou pagamentos irregulares dos benefícios.
Leia mais: R$3960 liberados para aposentados – veja quando irá receber!
Anteriormente, essa conferência dos cadastrados ocorria de forma presencial, e foi suspensa durante a pandemia da COVID-19, nos últimos anos, para garantir o cumprimento do isolamento social. Porém, desde 2022, o Governo Federal passou a disponibilizar a opção da prova de vida pela internet. Assim, de forma remota, todos os beneficiários podem garantir a manutenção do seu cadastro sem sair de casa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem deve fazer a Prova de Vida?
Basicamente, qualquer pessoa que recebe algum tipo de auxílio do INSS precisa realizar a prova de vida. Ela está disponível para mais de 5 milhões de beneficiários.
Leia mais: Imposto de Renda 2023: Aposentados e Pensionistas do INSS precisam declarar? Aprenda aqui!
Mas é preciso ter atenção a alguns critérios antes de efetuá-la. Como, por exemplo, os beneficiários não podem ter efetuado uma prova de vida antes de 2020. Além disso, é imprescindível ter alguma forma de documentação on-line, como CNH digital ou e-Título.
Novas regras em 2023
Portanto, em 2023 a realização da prova de vida remota ainda está em vigor, e ela pode ser efetuada pela internet. Ela está disponível em dois aplicativos: pelo app gov.br, no qual você consegue entrar com seu login e seguir os passos indicados para chegar na parte de reconhecimento facial. Assim, você garante o cumprimento da prova de vida de maneira rápida, com seu cadastro nas plataformas governamentais.
Leia mais: Novidade bombástica: Aposentadoria por invalidez pode ser permanente sem reavaliação! Saiba mais
Além disso, você também pode usar o aplicativo Meu INSS, onde uma notificação será enviada para os beneficiários quando a prova de vida for necessária. Ao receber tal notificação, você consegue saber quando baixar o aplicativo gov.br e cumprir as etapas mencionadas anteriormente.
A prova de vida é obrigatória para o funcionamento regular de qualquer benefício do INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!