Entenda a possibilidade dos aposentados e pensionistas receberem o 13 salário do INSS em uma única parcela em 2023. Confira aqui as últimas notícias.
A legislação brasileira prevê que o salário dos aposentados e pensionistas, não pode ficar abaixo de um salário mínimo ao mês. Todavia, a renda, por muitas vezes, não é o suficiente para pagamento de suas despesas. Com isso, acabam esperando ansiosos pela antecipação do décimo terceiro como aconteceu nos últimos três anos.
Atualmente, o cenário, evidência poucas chances de receberem o abono extra antes do previsto. Não havendo manifestação do presidente Lula, a respeito da antecipação dos pagamentos neste ano. Mas por meio de um ofício encaminhado pelo Deputado Federal Ricardo Silva, os repasses podem acontecer em uma única parcela.
Continue acompanhando e veja em seguida todos os detalhes sobre a possibilidade do 13° salário do INSS ser pago em uma única parcela!
O que é o décimo terceiro salário?
O décimo terceiro salário, também conhecido como abono natalino, entre os aposentados e pensionistas, pode ser definido como um pagamento extra que possuem direito de recebem uma vez por ano. Normalmente, os repasses acontecem no segundo semestre, entre os meses de agosto e novembro.
Leia em seguida: REVIRAVOLTA: Revisão da Vida Toda será mantida pelo INSS mesmo com PEDIDO DE SUSPENSÃO! CONFIRA tudo!
Contudo, para poderem receber o valor integral do 13° salário do INSS, precisam estar em benefício pelo período mínimo de doze meses. Se o tempo for menor, o valor do abono é pago proporcional. Considerando a renda mensal de cada um dos contemplados.
Quem tem direito ao 13° salário do INSS?
- Aposentados;
- pensionistas;
- beneficiários do auxílio-doença;
- beneficiários do auxílio-acidente;
- beneficiários do auxílio-reclusão; e
- quem recebe o salário-maternidade, mas valor proporcional ao tempo de recebimento do benefício.
Leia em seguida: Solicite já seu empréstimo mesmo sem margem consignável – Veja como funciona
Como vai ficar a antecipação do 13° salário do INSS?
Como mencionamos, nenhuma informação oficial foi apresentada pelo presidente Lula ou pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sobre a antecipação dos pagamentos do 13° salário do INSS em 2023. No entanto, o ofício encaminhado pelo Deputado Federal Ricardo Silva, em 22 de março, par ao presidente, pode mudar tudo.
Leia em seguida: Novo aumento nos preços vai impactar vida dos brasileiros; Confira
Isso porque, o documento solicita o pagamento do abono em uma única parcela para os aposentados e pensionistas. Destacando que essa classe foi uma das mais afetadas de forma social e econômica com a pandemia do coronavírus. Sofrendo com a retomada da vida no pós-pandemia.
O pagamento é solicitado de forma imediata, sem uma data definida, mas havendo a possibilidade do pagamento acontecer, quando seria prevista a primeira parcela do 13° salário do INSS. Ou seja, dia 25 de agosto.
Leia em seguida: Urgente: INSS convoca beneficiários com cadastros irregulares em 2023; Saiba mais
Entretanto, nada está definido até o momento, por isso, permanece o calendário previsto até o momento com o pagamento em duas parcelas do 13° salário do INSS. Confira:

Leia em seguida: Maravilha: Aposentados do INSS podem receber duas parcelas de R$ 1980 no segundo semestre; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!