O PIX é uma modalidade de pagamento instantâneo existentes no Brasil. Ele se popularizou no país por conta da facilidade e por não contar com cobranças nas realizações das transações. Mas, algumas mudanças no PIX devem ocorrer e não se mostram boas para a população. Confira:
Essas mudanças no PIX são referentes às cobranças nas transações. Ultimamente, vem surgindo algumas notícias sobre a taxação desse serviço. Entretanto, a cobrança já existe em algumas modalidades. Por exemplo, quando o PIX é usado para finalidades comerciais ou quando há um alto volume de transações para finalidade de compra.
Mudanças no PIX envolvem cobranças para os usuários
As empresas e pessoas que realizam alguns tipos de transferência no PIX estão sujeitos a algumas cobranças de taxas no ano de 2023. O valor da taxa varia de acordo com cada instituição financeira. Ou seja, o Banco Central, grande criador do PIX, não define uma taxa fixa.
Além disso, é cada banco que decide se cobrará ou não pela realização das transferências. Portanto, cada instituição possui suas próprias taxas e regras de cobrança.
Leia mais: Finalmente: Você pode ter acesso ao dinheiro extra liberado pelo Banco Central este mês; Saiba mais
Contudo, as mudanças não se limitam a cobrança de taxas. No mês de janeiro deste ano, o Banco Central anunciou uma série de mudanças no PIX, incluindo novas regras para o saque e troco, o limite diário, o horário noturno e o ajuste de limite no aplicativo.
Com as mudanças, o limite agora é diário e não mais por operação. Além disso, o cliente pode solicitar a diminuição do limite a qualquer momento pelo aplicativo do banco, e a alteração é imediata.
Leia mais: SAQUE de valores a receber: Aprenda o passo a passo e RECEBA seu dinheiro agora!
Bancos que aderiram à cobrança de taxa no PIX
Alguns bancos já estão fazendo a cobrança por transação PIX aos seus usuários. Outros, entretanto, decidiram por manter o serviço gratuito para os seus clientes. Confira em seguida a lista de bancos que permanecem gratuitos e os que estão realizando as cobranças para os clientes.
Bancos que NÃO cobram as transações PIX:
Entre os bancos que oferecem o serviço de forma gratuita estão o Nubank, Caixa Econômica, C6 Bank, PagSeguro, PicPay e Sicoob.
Bancos que COBRAM as transações PIX:
Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Mercado Pago e Santander.
Leia mais: Economize dinheiro no Imposto de Renda: Descubra como os gastos em educação podem te beneficiar
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!