INSS: Cerca de 11 mil beneficiários serão contemplados com valor extra
O INSS vai pagar um valor extra a cerca de 11 mil beneficiários no mês de maio de 2022. Esses valores correspondem a um pagamento que não foi feito devido a um erro de interpretação da Previdência Social ocasionado quando os beneficiários fizeram a solicitação de aposentadoria ou outro seguro ao Instituto.
Leia mais: Saiu as datas de pagamento do 14º Salário – Calendário INSS
O erro de interpretação da Previdência no momento de calcular a Renda Mínima Inicial que o segurado tem direito a receber de benefício foi responsável pela abertura de uma ação judicial do Ministério Público para corrigir e pagar, de forma retroativa, os valores a esses beneficiários do INSS.
A revisão dos pagamentos do INSS ficou conhecido como Revisão do Artigo 29, pois o inciso II do Artigo 29 da Lei 8213/1991 foi interpretado de forma errada. A Renda Mínima Inicial deve ser calculada a partir de 80% dos maiores salários de contribuição ao INSS, mas foi feita a média de 100% dos salários, o que diminuiu a média.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os valores do Artigo 29 começaram a ser pagos no ano de 2013 e, em 2022, será pago o último lote referente a essa revisão. A liberação inicia no dia 1º de maio aos segurados que se enquadram nos requisitos. Confira o calendário completo, desde as primeiras liberações até esse último lote em 2022:

Leia mais: ERRO cartão de crédito prejudica os Aposentados
Como receber
Segundo dados da Previdência, cerca de 11 mil beneficiários do INSS receberão esse último lote em 2022. Como foi possível perceber na tabela acima, o pagamento será destinado aos beneficiários que tinham até 45 anos em 17/04/2012, estavam com benefícios cessados ou suspensos e vão receber valores a partir de R$ 6.000,01.
Quem é beneficiário e até essa data estava com situação de benefício ativo recebeu antes. Também foram priorizados os mais idosos e com valores maiores de diferença do valor pago e valor correto. Beneficiários do INSS com alguma doença terminal, câncer ou HIV também puderam solicitar antes mediante comprovação da condição de doença.
Para consultar se você tem direito, acesse o link a seguir: CONSULTE O ARTIGO 29, basta preencher o CPF.
Leia mais: Valores perdidos foram liberados pelos bancos
Se você gostou das informações sobre Revisão do Artigo 29 INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: