Boas notícias para aposentados e pensionista! O pagamento da revisão do artigo 29 está bem próximo de sair. Confira mais informações.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai pagar os retroativos referentes à revisão do artigo 29 agora entre os dias 1 e 7 de maio. Os beneficiários da previdência também conhecem esse processo, como a revisão dos auxílios, independente do nome, o que importa é que o instituto definiu o pagamento. Além disso, este é o último lote do calendário de pagamentos que Ministério Público Federal e o INSS acordaram anteriormente.
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A revisão do artigo 29 do INSS é uma medida necessária, pois entre 2002 e 2009 o instituto errou o cálculo de alguns benefícios por incapacidade. Nesse contexto, muitos segurados tiveram salários menores do que tinham direito e vêm recebendo valores errados até hoje.
Entenda os detalhes da revisão do artigo 29 do INSS!
Receba o pagamento da revisão do artigo 29
De acordo com as informações do governo, mais de 10 mil beneficiários receberão seus valores agora no último ano de pagamento da revisão do artigo 29 do INSS. Isso porque essas pessoas receberam benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença, nos valores errados por causa de um erro do instituto.
Sendo assim, em 2012, o INSS em parceria com o Ministério Público decidiram que o pagamento do retroativo iniciaria em 2013 de forma diluída. Com isso, aqueles segurados que tinham até 45 anos em abril de 2012, não recebiam mais o auxílio errado e tinham direitos atrasados superiores a R$6.000,01, recebem agora em maio.
Confira o calendário dos pagamentos da revisão do artigo 29:
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Segundo especialistas previdenciários, o INSS não seguiu o artigo 29 ao considerar a média de todos os salários ao invés de apenas levar em conta os 80% maiores. Sendo assim, muitas pessoas saíram no prejuízo e aí está a necessidade da revisão.
Como consultar o benefício
Para o segurado que deseja saber se está incluído no lote, a consulta vai estar disponível no fim de abril. Segundo o INSS, é necessário esperar esse tempo, pois a conclusão do processamento dos pagamentos dura aproximadamente dois meses. Assim que disponível, o beneficiário pode entrar no portal Meu INSS, aplicativo do Meu INSS ou ainda pela central de atendimento nº 135.
Quem entrar no portal Meu INSS, em primeiro lugar deve informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e senha. Após isso, deve escolher a opção “Revisão de Benefício do artigo 29” na barra superior. Uma vez na nova página, o beneficiários precisa clicar no botão de consulta da revisão e assim o sistema informa se há inclusão na folha de pagamentos ou não.
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