O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou que o DATAPREV, responsável pelas folhas de pagamento dos benefícios dos aposentados, teve problemas com o seu sistema durante o mês de março, que pode trazer problemas aos aposentados e pensionistas.
Muitas vezes o INSS enfrenta problemas que podem prejudicar os segurados, portanto, é importante ficar atento à esses erros que podem ocorrer, para que se, eles te afetarem, você consiga recorrer a tempo e não sair prejudicado.
Problemas do INSS com o sistema do DATAPREV
No mês de Março o DATAPREV teve problema com o sistema que são utilizados pelos médicos peritos, começando no dia 10 de Março e voltando apenas dia 27 de Março, o que causou grande confusão nas filas de perícias médicas do INSS.
Leia Mais: Aumento de margem para empréstimos consignados de aposentados? Confira as novidades e aproveite.
Mesmo com o sistema tendo voltado, as perícias médicas do INSS ainda se encontram com lentidão, causando várias remarcações, além de grandes filas para conseguir marcar sua perícia.
Além disso, é importante saber que se há problemas no sistema do DATAPREV, pode haver também problemas na folha de pagamentos dos aposentados e pensionistas.
Assim, é importante que o segurado acompanhe a sua folha de pagamentos do INSS, verificando os pagamentos e também descontos de empréstimos consignados. Pois, pode ocorrer do desconto do empréstimo consignado, que deveria ser descontado automaticamente da folha de pagamento, não tenha seu desconto realmente efetuado.
Essa situação pode colocar o nome do segurado no SERASA, caso isso ocorrer é possível que o aposentado ou pensionista entre com uma ação para que o erro seja corrigido e tratado pelo INSS, para limpar seu nome.
Outros erros do INSS para ficar atento
Outro problema que os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos é o da revisão do artigo 29, pois entre os anos de 2002 e 2009, o Instituto fez o cálculo de forma errada dos benefícios de segurados que recebem pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez.
Leia Mais: IMPERDÍVEL! STF libera pedidos de revisão da vida toda ao INSS por aposentados
Desse modo, foi disponibilizado para esses grupos a Revisão do Artigo 29, que tem o intuito de devolver esses valores de forma correta para os segurados que foram prejudicados com esses erros de cálculo.
Portanto, para que possa ser solicitada a revisão, é necessário que o segurado tenha tido seu benefício concedido entre 17/04/2002 e 17/04/2009.
Os valores são encaminhados para a conta do segurado, podendo ser verificados através do MEU INSS, no entanto, se você tem direito ao benefício e os valores não estão em sua conta é necessário primeiro ligar no telefone 135, fazendo a solicitação do valor.
Se mesmo com a ligação você não conseguir os valores, então, será necessário um advogado para que ele possa fazer uma ação para seu caso.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.