O Ministro da Previdência anunciou uma novidade para os beneficiários do INSS. Em breve, deve acontecer a liberação de uma nova forma de atendimento que deve facilitar a vida de quem recebe algum benefício previdenciário. Confira agora.
De acordo com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, o INSS vai utilizar da plataforma WhatsApp para atendimento dos beneficiários. A divulgação aconteceu no dia 17 de abril em uma reunião com gestores do INSS em Fortaleza- Ceará.
Lupi disse ainda que governo firmará acordos com outras pastas, como os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário, além da Marinha, para o compartilhamento de dados de outras bases cadastrais, como o Cadastro Único (CadÚnico). Segundo ele, isso pode auxiliar em demandas de benefícios como seguro defeso do pescador artesanal.
Atendimento do INSS por WhatsApp
Até o momento, o INSS não possui atendimento pelo WhatsApp. Esse fato acaba gerando uma burocracia maior para os beneficiários, pois não há nenhuma maneira imediata de atendimento. As solicitações são feitas pelo aplicativo ou site Meu INSS, pessoalmente ou pela central de atendimento 135.
Sendo assim, o intuito é acelerar as solicitações. O Ministro da Previdência anunciou que o aplicativo também servirá para avisar informações sobre perícias e agendamentos.
O INSS estava atrasado em relação a isso, pois o WhatsApp é um aplicativo de mensagens bastante popular e com entrega imediata. Isso poderia auxiliar na diminuição da fila de espera que o INSS possui atualmente.
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Cuidados devem ser redobrados com atendimento pelo WhatsApp
Apesar de o atendimento pelo WhatsApp ser um facilitador, os cuidados dos beneficiários devem ser redobrados. Isso porque é preciso ter certeza de que as informações estão sendo compartilhadas com o número oficial do INSS.
Muitos são os golpes registrados contra os beneficiários, com abordagens feitas pelos golpistas através do WhatsApp, sendo que o Instituto não possui esse tipo de atendimento. Então, isso reforma que é preciso tomar muito cuidado assim que for lançado.
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Quando o serviço começa a ser disponibilizado?
O INSS ainda não anunciou qual a data para início do atendimento pelo WhatsApp. Da mesma forma, ainda não repassou se o atendimento será primeiramente para um grupo específico de pessoas como teste ou se será para todos os beneficiários.
Em um primeiro momento, a princípio, o atendimento do INSS será apenas do Órgão para o segurado. Não se sabe se será disponibilizado para que os beneficiários entrem em contato com o INSS ou se somente o órgão Federal é que vai encaminhar as mensagens. Os detalhes vêm sendo discutidos internamente.
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