O INSS e o Ministério da Previdência anunciaram uma novidade para os beneficiários. Os Órgãos Federais vão começar a utilizar o WhatsApp para informar sobre perícias e benefícios. Saiba como vai funcionar esse novo recurso.
Até então, o INSS não possui atendimento por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Por um lado, isso evita que os beneficiários repassem os dados pessoais para golpistas, já que o INSS faz ampla divulgação de que não possui atendimento por esse canal.
Mas, por outro lado, acaba criando algumas burocracias para os beneficiários, pois a falta de um canal de atendimento instantâneo faz com que a fila do INSS aumente e gera mais dificuldades para esse público. Confira o que já se sabe sobre isso:
Atendimento do INSS pelo WhatsApp
O anúncio da nova forma de atendimento do INSS foi feita pelo Ministro da Previdência Carlos Lupi no dia 17 de abril em uma reunião com gestores do INSS em Fortaleza, Ceará. Na ocasião, o ministro disse que a ferramenta será testada por um mês.
Lupi disse ainda que governo firmará acordos com outras pastas, como os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário, além da Marinha, para o compartilhamento de dados de outras bases cadastrais, como o Cadastro Único (CadÚnico). Segundo ele, isso pode auxiliar em demandas de benefícios como seguro defeso do pescador artesanal.
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Quando o serviço começa a ser disponibilizado?
O INSS ainda não anunciou qual a data para início do atendimento pelo WhatsApp. Da mesma forma, ainda não repassou se o atendimento será primeiramente para um grupo específico de pessoas como teste ou se será para todos os beneficiários.
Em um primeiro momento, a princípio, o atendimento do INSS será apenas do Órgão para o segurado. Não se sabe se será disponibilizado para que os beneficiários entrem em contato com o INSS ou se somente o órgão Federal é que vai encaminhar as mensagens. Os detalhes vêm sendo discutidos internamente.
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INSS alerta para golpes
Com isso, é preciso ter muito cuidado com os golpes aplicados. Vários são os casos registrados de golpistas que utilizam o nome do INSS para entrar em contato com os beneficiários e solicitarem dados e até pagamentos. Certamente, quando lançado o atendimento por WhatsApp, o número terá ampla divulgação.
Jamais repasse seus dados sem ter certeza que é o canal oficial de atendimento. Além disso, o INSS não vai fazer solicitações de pagamentos. É preciso ficar de olho com qualquer movimentação suspeita.
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