Aprovada em dezembro de 2022, a Revisão da Vida Toda divide opiniões. Para alguns sua aprovação não muda nada, enquanto outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem receber uma bolada ao solicitar a revisão.
Entenda aqui:
- O que é a Revisão da Vida Toda?
- Como a Revisão pode afetar seu benefício do INSS?
- INSS tenta suspender revisão, mas STF manda pagar;
- Busque um profissional antes de solicitar sua revisão!
Revisão da vida toda, como funciona?
Com a revisão da vida toda, é possível incluir no cálculo da aposentadoria todas as contribuições realizadas desde o início da vida profissional, o que pode aumentar o valor do benefício recebido mensalmente pelo segurado.
Leia em seguida: Governo anuncia previsão para novo salário mínimo de 2024; Confira
No entanto, é importante ressaltar que essa revisão só é vantajosa em alguns casos, já que pode haver situações em que o cálculo feito somente com as contribuições posteriores a julho de 1994 é mais favorável.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como a Revisão pode afetar seu benefício do INSS?
Através da revisão da vida toda, beneficiários e segurados do INSS podem incluir novos valores no cálculo médio de suas aposentadorias, resultando assim em uma nova média, possivelmente mais alta.
Leia em seguida: Beneficiários do BPC devem atualizar cadastro no CADÚNICO; Entenda
Dessa forma, em alguns casos, é possível que a revisão resulte em um aumento considerável do valor da sua aposentadoria.
INSS tenta suspender revisão, mas STF manda pagar
No ano de 2023 o INSS solicitou ao Supremo Tribunal Federal em duas ocasiões que suspendesse os processos de revisão da vida toda, alegando que não teria como arcar com os custos imediatos.
Leia em seguida: Prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 está acabando; Fique atento
Veja o vídeo:
Busque um profissional antes de solicitar sua revisão!
Nem todo beneficiário do INSS pode ou deve solicitar a revisão, de modo que recomenda-se buscar um profissional antes de realizar sua solicitação, evitando assim maiores problemas.
Cada caso é único, e é recomendado que o segurado busque orientação de um advogado especializado em direito previdenciário antes de tomar qualquer decisão sobre a revisão da vida toda.
Leia em seguida: IMPORTANTE: Justiça libera R$1,37 bi para aposentados – Verifique agora se você está na lista de beneficiários!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!