Pouca gente conhece, mas o auxílio-doença do INSS é uma forma de garantia para trabalhadores incapacitados, por doenças ou acidentes e que não conseguem prover o próprio sustento.
Assim, o INSS paga esse valor para que segurados não fiquem sem remuneração em situações de saúde.
Confira abaixo e saiba tudo sobre o auxílio-doença do INSS.
O que é o Auxílio-Doença do INSS?
Primeiramente, o auxílio-doença é um benefício que o Governo Federal concedido em situações em que os trabalhadores não podem exercer suas funções. Assim, esse benefício é diferente da aposentadoria por invalidez. Ainda, vale destacar que o auxílio possui regras diferentes também.
Leia em seguida: TRISTE NOTÍCIA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS; Veja agora
Ou seja, quando o trabalhador estiver incapacitado de trabalhar por mais de 15 dias e tiver cumprido um certo período de carência, poderá solicitar esse direito de receber esse benefício mensal. Inclusive, ele é muito conhecido também como “benefício por incapacidade temporária”.
Leia em seguida: Saiu agora: Comissão APROVA retorno do CONSIGNADO PARA BPC LOAS; Confira
Veja como solicitar o Auxílio-Doença do INSS
Antes de tudo, é preciso destacar que esse benefício é diretamente relacionado à saúde do beneficiário. Por isso, existem algumas etapas antes do recebimento do Auxílio Doença, fazendo com que a prevenção de possíveis fraudes seja um dos objetivos dos passos a serem seguidos.
Primeiramente, acesse a plataforma Meu INSS e agende uma perícia médica. O INSS é responsável pelos possíveis exames que possam constatar a existência de algum problema. Por sua vez, o INSS irá informar o beneficiário quanto aos passos necessários para completar a solicitação. Desta forma, em resumo, você poderá receber o auxílio-doença em seu período de inatividade.
Leia em seguida: INSS anuncia mutirão para reduzir filas; Confira
O que pode levar o INSS a cancelar o Auxílio-Doença?
Quem recebe o auxílio-doença deve ser ciente de que existem alguns fatores que podem ocasionar o cancelamento do benefício. Para evitar esse cenário, fique atento nos critérios do INSS para garantir que seu benefício seja garantido.
Confira os cenários que podem cancelar o auxílio-doença:
- Alta médica, quando as perícias indicarem que você não está mais incapacitado
- Retorno ao trabalho, caso você volte a trabalhar antes do prazo que o INSS estipular
- Ausência em perícias, se você não comparecer nos horários agendados
- Atividade remunerada, para trabalhadores que exerçam alguma atividade enquanto estão incapacitados e recebendo o benefício
Fique atento a esses detalhes para garantir que seu pagamento não seja cancelado ou bloqueado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!