O saque do PIS/Pasep dará mais uma oportunidade para os trabalhadores resgatarem o seu dinheiro. Mais um lote está liberado e aqueles que cumprem os requisitos poderão contar com um valor extra para ajudar na vida financeira. Saiba quais as datas de pagamento e quem pode resgatar.
O que é o saque PIS/Pasep
O saque PIS/Pasep é uma possibilidade de os trabalhadores considerados baixa renda terem um valor a mais para ajudar em suas despesas. Dessa forma, nas datas estabelecidas, os trabalhadores recebem um valor correspondente ao proporcional pelo tempo em que trabalharam aquele ano. Posteriormente, vamos explicar melhor como funciona.
O PIS (Programa de Integração Social) é pago para os trabalhadores da rede privada e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é para os trabalhadores da rede pública. O primeiro conta com os valores depositados na Caixa Econômica Federal e o segundo no Banco do Brasil.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito ao saque PIS/Pasep?
Os trabalhadores que possuem inscrição no PIS/Pasep há 5 anos ou mais; que tenham trabalhado pelo período de 30 dias ou mais no ano-base de pagamento; aqueles cujo a média salarial tenha sido até dois salários mínimos. Além disso, os dados precisam estar atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Datas do saque do PIS/Pasep


Leia mais: Receita Federal anuncia 2º lote da Restituição do Imposto de Renda 2023: Saiba como consultar!
Milhões de pessoas ainda não sacaram seu abono extra
De acordo com as instituições financeiras responsáveis, cerca de R$ 25 bilhões ainda estão disponíveis para saque. Esse valor refere-se a milhões de trabalhadores que não fizeram o resgate dos valores nas datas definidas. Contudo, essas pessoas podem sacar agora.
Para consultar os valores disponíveis, os trabalhadores devem acessar o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço- FGTS. Os valores são de, no máximo, um salário mínimo vigente. O valor de direito dos trabalhadores corresponde aos meses trabalhados.
No ano de 2023, o saque PIS/Pasep corresponde ao ano-base (ano trabalhado) de 2021. Ou seja, quem exerceu atividades nesse período poderá ter direito se cumprir todos os requisitos.
Leia mais: Aumento no Salário Mínimo em 2024: Entenda o Impacto na Vida dos Trabalhadores
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!