A longa espera na fila do INSS pode ter um fim, em breve. Afinal, sob pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Instituto implantou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). O projeto aconteceu em função de uma medida provisória (MP), visando estimular um esforço adicional dos funcionários para resolver a situação.
O objetivo é agilizar ainda mais o processo de análise e redução da fila de 1,8 milhões de pedidos. Portanto, o INSS decidiu elevar o limite máximo de processos diários por servidor para quinze, ao invés dos seis.
Sendo assim, um mutirão será realizado durante nove meses, podendo ser prorrogado por mais três. O programa oferece incentivos financeiros que podem aumentar em até duas vezes o salário mensal do funcionário, com o acréscimo máximo de R$ 10.064. Entenda como vai funcionar o projeto para diminuir a fila do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Otimismo na redução da fila do INSS

De acordo com Stefanutto, mantendo essa cadência, será possível diminuir o tempo de espera acima de 45 dias antes do término do ano. Afinal, essa é a promessa atual do ministro da Previdência, Carlos Lupi. Atualmente, há um expressivo número de 1,79 milhões de solicitações de benefícios e perícia médica, todas na fila do INSS.
Leia mais: CONFIRMADO pelo INSS: Salários Atrasados Serão Pagos. Veja o Valor e Previsão de Pagamento!
Segundo o Portal da Transparência Previdenciária, 64% das solicitações estão em fila há mais de 45 dias, sendo que:
- 24% aguardam de 45 a 90 dias;
- 27% esperam de três a seis meses;
- 11% aguardam de seis meses a um ano;
- 2% estão na espera por mais de um ano.
Humanização nos atendimentos
De acordo com a visão de Stefanutto, a humanização da fila de espera do INSS é a meta central de sua gestão. Afinal, para ele, é fundamental reconhecer a individualidade de cada pessoa atendida pelo INSS que, possivelmente, enfrenta problemas financeiros.
Leia mais: ATENÇÃO: Governo autoriza novo saque – Veja quem pode aproveitar!
Portanto, garantir que as pessoas não fiquem mais de um mês sem receber é essencial. Desde a fase inicial do plano de governo, o presidente Lula demonstrou sua preocupação com o bem-estar dos cidadãos na fila do INSS.
Modernização do atendimento INSS
O presidente do INSS descreve a situação atual como “vergonhosa”. Portanto, frisa que são indispensáveis ações estruturais para evitar o acúmulo de pedidos em análise.
Sendo assim, uma das abordagens principais é o fortalecimento da automatização. Hoje em dia, mais de 30% dos benefícios são analisados de forma automática, sem intervenção de um servidor. Então, o intuito é aperfeiçoar o atendimento para aumentar.
Leia mais: Entenda as novas regras para revisão e corte de benefícios do INSS: Tudo sobre a nova resolução
Todavia, outra proposta em andamento é a contratação de servidores públicos adicionais, mas aguarda a aprovação do Palácio do Planalto.
Caso essa medida seja efetivada, haverá um aumento expressivo no número de servidores responsáveis pelas análises dos processos. O propósito principal dessas ações é aumentar a agilidade dos serviços e proporcionar uma melhoria no atendimento oferecido aos beneficiários, evitando a fila do INSS.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!