O governo oferece uma oportunidade de saque extra FGTS neste mês para muitos cidadãos brasileiros. Afinal, a Caixa Econômica Federal permite que indivíduos empregados, nascidos em agosto, acessem parte de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Portanto, pelo saque-aniversário, os trabalhadores podem antecipar a disponibilidade de seus recursos. No entanto, ao optar por isso, renunciam ao direito de resgatar o valor total em situações de emergência, como demissões sem justa causa.
Além disso, esses beneficiários têm direito apenas à multa rescisória de 40% do FGTS. Mas a adesão a essa modalidade não é obrigatória. Entenda como funciona o saque extra FGTS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito ao saque extra FGTS?

Quem tem direito ao saque extra FGTS são os trabalhadores que optaram pela modalidade de aniversário. Ou seja, o saque-aniversário. Portanto, eles têm a oportunidade de realizar a operação a partir do primeiro dia útil do mês de seu aniversário. Assim, para aqueles nascidos em agosto, o acesso aos recursos está disponível desde o início do último dia 01 do mês.
Leia mais: INSS: Aposentados Terão Novos Benefícios Pagos Automaticamente!
Portanto, quem faz aniversário em agosto tem a prerrogativa de efetuar o resgate até o dia 31 de outubro. No entanto, se essa ação não for realizada até essa data, os recursos serão revertidos e retornarão ao saldo do Fundo de Garantia. A retirada volta a ficar disponível somente no ano seguinte.
Como optar pelo saque-aniversário?
Para optar pelo saque-aniversário, o trabalhador tem duas alternativas:
- comparecer presencialmente a uma agência da Caixa Econômica;
- realizar a solicitação de forma digital.
Todavia, no último caso é necessário fazer o download do aplicativo do FGTS. Em seguida, é preciso seguir os passos abaixo:
Leia mais: Sem Descontos na Pensão por Morte do INSS: Saiba se Você se Enquadra
- Efetuar o login utilizando as credenciais da conta na Caixa;
- Selecionar a opção “Meus Saques” e posteriormente escolher “Modalidade Saque-Aniversário”;
- Optar por “Alterar sistemática saque FGTS” e em seguida aceitar os termos e condições apresentados;
- Por fim, selecionar “Optar pelo Saque-Aniversário”.
No entanto, quem optar pelo saque-aniversário estará vinculado a essa modalidade por um período mínimo de 24 meses. Somente depois desse prazo tem a possibilidade de retornar à alternativa de saque-rescisão.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!