O adicional aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é concedido para a aposentadoria por incapacidade permanente. Afinal, essa é uma forma de aposentadoria que desempenha um papel fundamental como fonte de renda para muitos segurados.
Portanto, pode-se obter um acréscimo significativo de 25% no valor da aposentadoria por invalidez. Mas somente destinado àqueles que requerem assistência contínua para realizar atividades básicas do dia a dia. Todavia, para se beneficiar desse adicional, é necessário passar por um processo de solicitação e atender aos critérios específicos de elegibilidade.
A concessão desse adicional aposentadoria de 25% está condicionada à comprovação, por meio de dados médicos e relatórios, da incapacidade do segurado para realizar as atividades rotineiras sem assistência contínua. Portanto, se essa comprovação for validada, o passo seguinte é agendar um atendimento junto ao INSS, seja por meio do aplicativo Meu INSS ou presencialmente, a fim de formalizar o pedido do adicional. Entenda melhor.
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Saiba como solicitar o adicional aposentadoria
Esse adicional não é cumulativo com outros benefícios. Portanto, o valor total não será somado a outras formas de auxílio previdenciário que o segurado receba. Para dar início ao processo de solicitação, é necessário realizar um agendamento junto ao Instituto.
Durante o atendimento, é fundamental comunicar ao servidor a necessidade de assistência nas atividades diárias. O INSS avaliará detalhadamente cada caso e, se confirmando a incapacidade, o adicional aposentadoria de 25% cairá em conta com o pagamento.
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Além da incapacidade para realizar atividades diárias, outros cenários também garantem o direito a esse acréscimo. Portanto, inclui situações como cegueira total, paralisia dos membros, perdas de membros quando a prótese é inviável, condições que demandam permanência constante no leito, alterações das faculdades mentais e quaisquer condições permanentes que exijam auxílio frequente nas atividades cotidianas.
Para solicitar esse benefício adicional, é preciso que o segurado submeta-se a uma avaliação de perícia médica conduzida pelo INSS. Afinal, a análise determinará a concessão do adicional. Os documentos necessários para dar início ao processo incluem o CPF, além de procuração ou termo de representação legal, acompanhados de documento de identificação com foto, para representantes legais ou procuradores.
Documentos necessários
Para solicitação do adicional aposentadoria, o segurado do INSS deve apresentar os seguintes documentos:
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- CPF e RG;
- Laudos concedidos pelos médicos que afirmam a dependência do segurado a terceiros;
- Se houver, apresentar o termo de representação legal ou procuração. E todos os documentos de identificação do representante ou procurador.
- Caso o seu pedido seja indeferido após perícia médica do INSS, você terá de entrar com uma ação judicial para conseguir o acréscimo.
- Quando marcar a perícia, ou se houver solicitação da apresentação de algum documento, o segurado será notificado por e-mail e pelo portal do MEU INSS. Por isso, é importante acompanhar frequentemente o requerimento.
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