A grande novidade para todos cidadãos agora em 2022 é a liberação para sacar vários valores esquecidos e pagos indevidamente. Desde o início do ano o sistema do Banco Central já estava disponível para consulta desses pagamentos, mas em razão de problemas técnicos com o site houve uma pausa na consulta. Nesse contexto, a instituição voltou a liberar as consultas no dia 14 de fevereiro e estão disponíveis desde então.
Leia mais: 14º salário será liberado em março?
Agora que todos já estão sabendo do saque dos valores esquecidos, a dúvida que surge em muitas pessoas é: como sacar esse dinheiro? Se a sua dúvida é essa, não precisa ficar preocupado pois o processo é muito simples. Para isso, basta ter o CPF ou CNPJ em mãos, bem como os dados bancários da pessoa física ou jurídica que receberá os valores acumulados.
Confira o passo a passo para sacar os valores esquecidos!
Passo a passo para sacar os valores esquecidos
Portanto, para sacar valores esquecidos disponibilizado pelo Banco Central é preciso seguir os passos abaixo:
- Em primeiro lugar é necessário acessar o valoresareceber.bcb.gov.br na data e no horário correto de saque que o sistema informou na primeira consulta, em fevereiro. Se você esqueceu a data pode repetir o processo agora mesmo e aguardar o novo agendamento.
- Chegando o grande dia, faça login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Vale ressaltar que se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve prontamente fazer o cadastro ou aumentar o nível de segurança no site ou no aplicativo Gov.br. O Banco Central aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate;
- Posteriormente, leia e aceite o termo de responsabilidade;
- A seguir, consulte o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema ainda informa outras características sobre os pagamentos, se for o caso. Diferentemente da primeira etapa da consulta, que só informava a existência de valores a receber, sem dar mais detalhes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Sendo assim, chegando ao fim, o interessado deve acessar uma das opções indicadas pelo sistema para sacar os valores esquecidos:
- A primeira, “Solicitar por aqui”, é destinada à devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
- Já a segunda opção – Solicitar via instituição – a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.
R$8 bilhões esquecidos para todos
De acordo com o BC, no primeiro lote de pagamentos estão disponíveis cerca de R$4 bilhões para o pagamento de 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Analogamente acontece com o próximo pagamento.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: INSS: Novo aumento de margem para empréstimos
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: