Com a economia oscilante e o aumento constante nos índices de desemprego, muitos brasileiros encontram no empréstimo consignado uma saída para situações financeiras delicadas. Mas, o que muita gente não sabe é que é totalmente possível trocar o seu empréstimo de instituição financeira através da portabilidade. Saiba mais aqui!
Portabilidade de empréstimo consignado
Esse movimento é regulamentado por uma resolução do Banco Central (Bacen) criada para trazer mais segurança e transparência ao consumidor. Pode-se buscar a portabilidade por problemas com a instituição atual ou em busca de taxas mais atrativas.
Leia em seguida: SAIU OFICIO: SUSPENSÃO dos CONSIGNADOS – INSS é OBRIGADO a dar 180 DIAS- Confira
A primeira coisa a se fazer é verificar se você está apto a solicitar um empréstimo consignado. Devem estar dentro desse grupo aqueles que são aposentados ou pensionistas do INSS, havendo o desconto da folha de pagamento, diretamente do salário ou proventos de aposentadoria.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp
Depois de verificado se você pode solicitar a portabilidade, o processo acontece da seguinte maneira: você deve solicitar um extrato da operação de crédito à sua instituição financeira atual e passar essa informação à nova instituição, que, se aprovar o crédito, cuidará do processo de portabilidade.
Leia em seguida: Revelado: Como Transformar seu BPC em Aposentadoria e Ampliar seus Benefícios Financeiros!
Vale lembrar que é possível que a nova instituição ofereça taxas de juros menores e melhores condições de pagamento, diminuindo assim o custo efetivo total (CET) do crédito.
Além disso, o empréstimo consignado pode pedir um tipo de garantia para a instituição financeira. Recentemente, o Banco Central permitiu que o mesmo imóvel fosse usado em mais de um empréstimo como garantia. Contudo, caso a dívida não seja paga, o processo pode culminar na tomada legal do imóvel pela instituição.
O empréstimo consignado é uma operação que exige muita cautela. Antes de contrair essa dívida, é importante buscar a orientação de especialistas. Contrair várias operações do mesmo tipo pode, no fim das contas, gerar um efeito bola de neve e aumentar o seu endividamento em vez de aliviar a crise financeira.
Lembre-se: sua segurança e saúde financeira devem sempre vir em primeiro lugar. Portanto, busque sempre as melhores condições de pagamento e negocie as menores taxas de juros antes de contrair um empréstimo.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!