Em decisão recente, o governo federal autorizou um reajuste em benefícios do INSS de até 3,71% para aposentadorias e pensões que superam o valor do salário mínimo, atualmente estipulado em R$ 1.412.
Esse incremento integral aplica-se exclusivamente aos beneficiários que se aposentaram ou iniciaram o recebimento de pensão até janeiro de 2023.
No entanto, aqueles que passaram a usufruir dos benefícios a partir de fevereiro do ano passado, a correção será equivalente à inflação acumulada durante o período de concessão do benefício. Veja mais!
Como consultar o benefício?
Os beneficiários contam com três opções para verificar o montante devido: por telefone, através do site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou pelo aplicativo “Meu INSS“. Portanto, a consulta telefônica pode ser ligando para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, informando o CPF e confirmando as informações cadastrais solicitadas.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Governo libera BOLADA PARA SAQUE – Veja lista de quem pode sacar
No site Meu INSS, basta efetuar o login e selecionar a opção “Extrato de Pagamento” na tela inicial. Mas pelo aplicativo, disponível para Android e iOS, os beneficiários podem fazer login e acessar o serviço de pagamentos, incluindo a verificação da data de recebimento do pagamento através do número final do cartão de benefício
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
Como foi o cálculo do Reajuste em benefícios do INSS?
Os valores de aposentadorias e pensões do INSS que ultrapassam o salário mínimo tem aumento conforme o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). Para benefícios concedidos até janeiro de 2023, o reajuste em benefícios do INSS será de 3,71%.
Mas para os beneficiários que começaram a receber a partir de fevereiro de 2023, a correção seguirá uma escala proporcional. Portanto, varia de 3,23% (para fevereiro) até 0,55% (para dezembro).
Leia mais: Calendário Abono Salarial 2024 – Veja quando sacar
Segundo dados do INSS, mais de 33,6 milhões de pessoas no Brasil recebem benefícios previdenciários públicos, somando-se a outros 5,7 milhões de beneficiários assistenciais. Deste total, 27,3 milhões recebem até um salário mínimo, enquanto 12 milhões têm direito a benefícios com valores superiores ao salário mínimo.
Os pagamentos do INSS começaram dia 25 de janeiro, veja a seguir o calendário oficial completo:
Leia mais: Inscritos no BPC agora têm direito a moradia gratuita pelo Minha Casa Minha Vida! Veja
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!