GRANDE NOVIDADE: Devolução de Dinheiro para Quem Trabalhou Até 1988 – Descubra Como Receber

Disponível cotas do PIS/PASEP para quem trabalhou até 1988! A Caixa Econômica Federal liberou o saque em dinheiro esquecido em cotas do Pis/Pasep de 1971 a 1988 para 10,5 milhões de trabalhadores.

Se houver saldo nestas contas, é possível realizar o saque integral dos valores, porém, como o prazo para sacar já venceu, o procedimento mudou. Confira aqui mais informação!

Saque das cotas PIS/PASEP

Descubra como receber as cotas do PIS/PASEP disponíveis para resgate.
Descubra como receber as cotas do PIS/PASEP disponíveis para resgate. (Fonte: Edição / Jornal JF)

As cotas do PIS/PASEP são dos trabalhadores que tiveram carteira assinada entre 1971 e 1988, que não resgataram os valores disponíveis nesse período, e hoje se encontram aposentados.

O valor médio das cotas é de R$ 2,3 mil, no entanto, o saldo individual de cada pessoa dependerá do tempo que ela trabalhou no período e do salário que tinha naquele momento.

Leia mais: Reajuste no salário em 2024 frustra aposentados – Saiba mais

O benefício está disponível para saque desde 2019, com valores que ainda não foram retirados pela maioria dos trabalhadores. O direito ao benefício é garantido para aqueles que trabalharam com carteira assinada, servidores e militares nesse intervalo de tempo.

Ao contrário do fundo do PIS/Pasep atual, as cotas correspondem às arrecadações do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp

Como consultar e sacar as cotas do PIS-Pasep de 1971 a 1988

Primeiramente, para verificar e sacar as cotas do PIS/Pasep referentes ao período de 1971 a 1988, o trabalhador precisa checar se há saldo disponível no aplicativo do FGTS. De acordo com a Caixa, essa informação estará na tela principal do aplicativo.

Para solicitar o saque, basta clicar em “Você possui saque disponível”. Em seguida, vá para “Solicitar o saque do PIS/PASEP” e escolha a forma desejada (crédito em conta ou presencial). Após verificar seus dados, selecione “Confirmar saque”. O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo algum.

Leia mais: NOVOS PAGAMENTOS! VITÓRIA dos APOSENTADOS do INSS: 3 mudanças BOAS em 2024! Confira aqui os valores

Em caso de falecimento do trabalhador, o valor fica disponível para os herdeiros. 

No caso dos herdeiros, é possível solicitar o saque, porém, será preciso comparecer a uma agência da Caixa com os documentos necessários. Veja a lista:

  • Certidão de óbito e declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitida pelo INSS;
  • Certidão de óbito e certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte;
  • Alvará judicial designando os beneficiários ao saque, por meio da escritura pública de inventário.

O App FGTS oferece diversos serviços, como consulta ao extrato e atualização de dados do trabalhador. Em caso de dúvidas, os aposentados podem acessar o App FGTS ou entrar em contato pelo telefone 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (para demais regiões).

Até quando vai o pagamento?

O saque está disponível desde agosto de 2019 e tem prazo até 1° de junho de 2025. Após esse período, os fundos serão transferidos para a União.

Leia mais: Confira o Calendário BPC 2024: Início dos Pagamentos e Como Consultar seus Benefícios!

Veja Também:

CAIXA ECONÔMICA acaba de LIBERAR NOVA GRANA para quem TRABALHOU de 1971 a 1988 – VEJA AGORA  (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.