Fila de espera para concessão do benefício do INSS aumenta: entenda
Cerca de 1,8 milhões de benefícios aguardam análise do INSS, sendo o Nordeste do país a região com maior número de processos que aguardam retorno. É uma fila imensa que tem angustiado diversas pessoas que esperam por resposta positiva para seu pedido de aposentadoria.
Mas o que será que tem levado a esta fila de espera para concessão dos benefícios? Portanto, é isto que nós da João Financeira traremos hoje neste artigo.
VIU ISSO? Pagamento anunciado esse mês para os aposentados do INSS
Prazo de análise para benefício do INSS
Em primeiro lugar, é preciso entender o prazo de análise dos benefícios do INSS. Portanto, em junho de 2021 entrarão em vigor novos prazos para esta análise, o qual variam de 30 a 90 dias. Isto, de acordo com o benefício solicitado.
Sendo assim, até então a lei estipulava o prazo máximo de 45 dias para análise independente do benefício. No entanto, este prazo não estava sendo cumprido pelo INSS.
Desta forma, uma pesquisa publicada pela Secretaria de Políticas de Previdência Social mostrou que em janeiro de 2021, por exemplo, esse prazo chegou a 108 dias. Ou seja, quase 4 meses.
Para tentar resolver esta questão, o INSS fez esta alteração estipulando prazos diferenciados de acordo com o tipo de benefício. Assim, passou a valer:
- Salário-maternidade: 30 dias
- Aposentadoria por invalidez, auxílio doença: 45 dias
- Pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-acidente: 60 dias
- BPC/LOAS, aposentadorias (salvo por invalidez): 90 dias
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Benefício do INSS chega a demorar cerca de 5 meses para ser liberado
Os prazos de análise dos benefícios foram mudados, tentando minimizar os atrasos para os segurados. No entanto, em algumas regiões do país a espera por retorno ainda continua imensa. Ou seja, vemos filas de espera de cerca de 5 meses.
O que justifica esta espera? Portanto, o que ocorre é que em casos de falta de alguma documentação no processo, por exemplo, a contagem do prazo é pausada. Ou seja, suponhamos que a solicitação seja de uma aposentadoria que levaria cerca de 90 dias, mas é dada falta de algum documento. Assim, o INSS pausa a contagem do prazo, envia comunicado para o segurado que deverá entregar a documentação ao Instituto.
Outros fatores que atrasam a análise é quando se faz necessário perícia médica e claro, as constantes greves do INSS nos últimos tempos. Além disso, locais de difícil acesso como a região de Tocantins possui tempo médio de concessão maior.
Para minimizar estes atrasos, o INSS orienta que o segurado confira a documentação solicitada para análise do processo de modo a evitar qualquer falta que possa atrasar a concessão do benefício.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: Novo pagamento extra liberado pelo INSS: Confira quem recebe
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: