Está pagando juros abusivos? Consulte aqui e receba uma indenização
Você consegue identificar se está pagando juros abusivos? Agora, quem contratou empréstimos consignados pode pedir a análise e indenização caso comprovada a cobrança abusiva.
Leia mais: INSS: Regras para conseguir o aumento de margem para empréstimos consignados
Os empréstimos consignados são linhas de crédito com juros mais baixos em relação às outras. A modalidade é voltada para segurados INSS, servidores públicos e militares.
Apesar disso, às vezes as instituições bancárias acabam cobrando mais que o permitido de juros. Então, as pessoas podem pedir a análise. Conforme a lei, não há uma definição do que é abusividade.
Mas, o Banco Central, juntamente com os tribunais e Código de Defesa do Consumidor definiram alguns requisitos para o que são juros abusivos. São abusivos quando o valor da taxa é maior uma vez e meia, duas vezes ou três vezes a média determinada pelo Banco Central ou instituição de Defesa do Consumidor. A média tolerável é na casa dos 6% a 7% ao mês, no máximo.
Outra questão, é que as instituições não podem se negar de entregar a segunda via do contrato. Muitas vezes, os juros abusivos demoram a serem constatados devido a não ter nenhum documento comprovando. Mas, a segunda via é um direito de quem contrata.
Como solicitar a indenização
Em primeiro lugar, o contratante pode tentar, de forma amigável, solicitar a devolução diretamente com o banco. Mas, caso não consiga, tem o direito de solicitar de forma judicial. Dessa forma, podem ir até um advogado ou a instituições de Defesa do Consumidor.
Leia mais: Nova revisão consegue DOBRAR o salário do INSS!
Se você gostou das informações sobre devolução de juros abusivos, visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!