Os saques do FGTS já estão sendo disponibilizados para os trabalhadores. Se você não recebeu ainda e quer saber o que precisa fazer, veja as regras abaixo.
Segundo a CAIXA: “O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na CAIXA, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário“
Em suma, o FGTS foi a forma que o Governo Federal achou para incentivar o trabalhador a economizarem seu dinheiro. Visto que o recolhimento é obrigatório e os valores ficam retidos em uma conta do Estado.
No entanto, em alguma situações, o trabalhador tem o direito de receber esse valor, seja integralmente ou em menos valores.
Leia em seguida: Servidores e militares não terão direito ao aumento de margem: Entenda o motivo
Em que situações posso solicitar meu FGTS?
Confira então em quais situações você tem direito de solicitar o saque do seu FGTS:
- Término do contrato por prazo determinado;
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
- Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- Aposentadoria;
- Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
- Suspensão do Trabalho Avulso;
- Falecimento do trabalhador;
- Idade igual ou superior a 70 anos;
- Neoplasia maligna (trabalhador ou dependente);
- Estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente);
- Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
- Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos, cujo afastamento do trabalhador tenha ocorrido até 13/07/1990;
- Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
Leia em seguida: Principais noticias do blog João Financeira pelo WhatsApp
FALE CONOSCO!
Se você gostou das informações sobre FGTS: veja as regras para receber, então compartilhe! Desta forma você ajuda mais pessoas a ficarem sempre bem informadas e não perderem seus benefícios.
Idosos ainda precisam declarar o imposto de renda? Entenda!
Dica Bônus:
Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos! De como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.
Primeiramente, ative agora as notificações do Blog da João Financeira! Assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre FGTS: veja as regras para receber.
Garanta assim ficar por dentro de todos os seus direitos!
Revisão do FGTS: Ótima noticia para o trabalhador
Abono extra foi liberado para aposentados e pensionistas: 13° salário
Veja quem recebe a 2ª parcela do 13º salário em maio
Por fim, visite nossas páginas do blog nas redes sociais! Então, nos siga para não perder as últimas informações sobre FGTS: veja as regras para receber.