Como o benefício INSS pode ser suspenso? Confira dicas para evitar
A falta de alguns procedimentos do INSS podem acabar suspendendo o benefício. Nessa matéria, você confere como evitar que isso aconteça e como solicitar o desbloqueio:
Conforme o INSS, cerca de 1,2 milhão de benefícios do INSS foram suspensos nos últimos 3 meses. Em 2022, o número totaliza 5,24 milhões. De tempos em tempos, o Instituto realiza operações para identificar qualquer irregularidade com os pagamentos.
Além disso, o não cumprimento de algumas exigências do INSS, acabam acarretando em suspensão do benefício. Por exemplo, quem ganha Benefício de prestação Continuada (BPC) que acabaram deixando de participar de programas de reabilitação profissional podem ter a suspensão.
Outros motivos são a falta de perícia médica, de atualização cadastral e de prova de vida. Confira:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Falta de perícia médica
Quem recebe aposentadoria por invalidez ou auxílio doença é obrigado a realizar a perícia médica quando há convocação de atendimento médico pericial. Ao contrário, o benefício é suspenso
Falta de prova de vida
A prova de vida é um procedimento para a manutenção do benefício. No ano de 2022, a forma de realizar a prova de vida do INSS mudou, Agora será feito através do cruzamento de dados dos sistemas do Governo Federal. Então, se constatado alguma irregularidade a suspensão acontece.
De acordo com a Previdência, esse ano não acontece a suspensão, pois a instituição está se adaptando à nova forma de fazer a prova de vida. Mas, assim que houver a adaptação, o Instituto está autorizado a bloquear. Além disso, aqueles que estão com a prova de vida vencida também terão que fazer.
Como desbloquear o benefício INSS
Para solicitar o desbloqueio do benefício do INSS, o segurado pode fazer da seguinte forma:
- Pelo Aplicativo Meu INSS;
- Pela Central de Atendimento 135
Dessa forma, é possível analisar quais os documentos e informações necessários para o desbloqueio em cada situação.
Gostou das informações sobre como evitar o bloqueio de benefícios? Então compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!