Pagamento da segunda parcela do 13º salário começa a ser liberado
Atenção aposentados e pensionistas do INSS! O pagamento do 13º salário do INSS continua agora no dia 25 de maio. Confira mais informações.
A primeira parcela já passou e agora os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam se preparar para receber a próxima parcela do abono natalino. Nesse contexto, em poucos dias o instituto vai atualizar sua folha de pagamentos e inserir a parcela dos 50% restantes do 13º salário antecipado para todos os segurados.
Leia mais: Restituição do Imposto de Renda: quando vou receber? Confira
Os valores depositados na conta dos beneficiários no dia 25 de maio, quando começam os pagamentos, partem dos R$1818 e podem chegar até R$10630. Para saber quanto e quando você vai ganhar, é necessário consultar a liberação dos valores a partir da folha de pagamentos, Meu INSS ou ligar no número 135, a central telefônica do instituto.
Não perca as últimas notícias sobre o pagamento do 13º salário!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Calendário de pagamento da segunda parcela do 13º salário
Os primeiros pagamentos do 13º salário começaram no dia 25 de abril, mas essa primeira fase já acabou. Ou seja, os 31 milhões de segurados que têm direito ao abono natalino já receberam seus valores. Se aproximando do fim de maio, a ansiedade toma de conta para receber o pagamento da segunda parcela do 13º salário, que começa no dia 25 de maio e vai até 7 de junho.
Segundo o INSS, o abono vai cair na conta junto com os benefícios que o segurado já recebe, ou seja, o cronograma de pagamentos segue a ordem do número de benefício (NB). Então, para ficar ciente do dia exato em que o seu dinheiro cai na conta, é necessário observar o NB e conferir o calendário oficial de pagamentos a seguir:

O Decreto 10999/2022 já está em vigor e regulamenta todos os processos de pagamento desses valores. Além disso, é importante destacar que a iniciativa de antecipação do 13º salário para os aposentados e pensionistas partiu do Ministério do Trabalho e Previdência, com o objetivo de aquecer o mercado brasileiro e melhorar o cenário econômico.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, mesmo com o benefício aprovado, algumas pessoas não vão receber os valores do 13º salário adiantado, em especial aqueles beneficiários que começam a receber os valores em maio. Essas pessoas não têm direito a receber os valores agora, pois ainda não recebem os pagamentos suficientes para isso. Contudo, um novo pagamento em parcela única está previsto para ajudar esse grupo de segurados no fim deste ano.
Valores diferentes para a segunda parcela do 13º
Muitas pessoas estão esquecendo de um pequeno detalhe sobre o pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS. Ou seja, os valores não serão iguais ao da primeira parcela, que caiu no mês passado. Portanto, para o segundo pagamento, o INSS já confirmou que as parcelas já vem com o Imposto de Renda Federal do Pessoa Física (IRPF) descontado.
No entanto, mesmo reduzindo os valores da segunda parcela, o desconto de agora vai ajudar os aposentados e pensionistas a receberem os valores o mais rápido possível.
Leia mais: Surpresa para a conta dos beneficiários do INSS: Preço dos produtos vai baixar
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!