O empréstimo consignado com a nova Margem dos consignados aumentada para 40% está acabando. Confira a situação no artigo a seguir.
O Presidente Jair Bolsonaro assinou no dia 17 de março a Medida Provisória nº 1.106/22. Esta MP tem o objetivo de aumentar a margem do empréstimo consignado. No entanto, a regra da medida é que é passageira, ou seja, tem data para acabar.
A regra é que a medida provisória terá validade por apenas 60 dias e pode ser prorrogada por mais 60 dias e caso não seja votada pelo Congresso Nacional e se torne Lei, chegará ao fim. O primeiro prazo de 60 dias desde a assinatura da MP já expirou.
Veja Agora: Aposentadoria vai aumentar no ano que vem! Veja agora
Ocorre que o Congresso Nacional prorrogou a validade da MP por mais 60 dias. Porém, caso não seja votado no Congresso Nacional até o dia 15 de julho para que a medida se torne lei, a margem aumentada do consignado deixará de vigorar.
O que é margem consignável?
A margem do consignável é estabelecida por lei e tem o objetivo de frear o valor do empréstimo que poderá comprometer o salário do aposentado ou do servidor público.
Dessa forma, o valor do empréstimo não pode atingir mais do que a porcentagem estabelecida por lei do salário do devedor.
Viu isso? Tem direito no artigo 29 e não recebeu? Veja como conseguir R$6 mil
A lei definia 35% de margem. Ou seja, a lei estabelece que o valor do empréstimo consignado poderá comprometer apenas 35% do valor do salário do beneficiário do INSS.
No entanto, o Governo Federal com o objetivo de movimentar o mercado, por meio da injeção de dinheiro na economia criou a medida provisória para permitir o aumento desta margem. Portanto, a medida provisória estabelece a margem do consignável no valor 40%.
O valor da margem aumentada possibilita a um limite de crédito maior para os beneficiários do INSS e servidores públicos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal que é liberada apenas para aposentados e pensionistas do INSS e também para servidores públicas.
A diferença desta modalidade de empréstimo então está no fato de que o pagamento é descontado diretamente na folha do beneficiário. Este tipo de linha de crédito se limita aos aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Dessa forma, devido ao desconto ser feito direto na folha de pagamento é uma garantia ao credor de que a dívida será paga. Portanto, devido a esta peculiaridade este tipo empréstimo é um dos que possui a menor taxa de juros do mercado.
Portanto, caso ainda não tenha aproveitado deste aumento da margem e tiver interesse no empréstimo consignado fale com a gente.
A margem aumentada do empréstimo consignado significa que o valor do crédito poderá ser maior, tendo em vista que o comprometimento do salário do devedor poderá ser de até 40%. No entanto, a margem aumentada está para acabar. No dia 15 de julho está vantagem ofertada pelo Governo chegará ao fim.
Assim, agora que você sabe sobre o INSS receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Ministério da Economia confirma aumento de salário para aposentados
BENEFÍCIOS QUE TODO IDOSO TEM PARA GASTAR MENOS!