Caso você seja um trabalhador há 18, 20, 25 anos ou mais mas ainda não tem a idade mínima definida após a Reforma da Previdência, esse post é para você!
A duvida sobre a forma de se aposentar depois da reforma de 2019 é muito comum. Antes de 2019 existiam alguns requisitos mínimos para obter a aposentadoria, seja por tempo de contribuição ou por idade.
Mas esses critérios foram alterados e ficaram mais difíceis de se atingir. Porém, caso você tenha começado a contribuir com a previdência antes de 2019, existem algumas regras nas quais você pode se encaixar para conseguir a aposentadoria.
Essas regras são conhecidas como regras de transição, a ideia dessas regras é tentar não prejudicar aqueles que estavam perto de conseguir sua aposentadoria até acontecer a reforma.
Portanto, veja a baixo como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição:
Leia em seguida: FGTS extraordinário: nascidos em outubro recebem amanhã! Confira
Quem tem direito ao aposentadoria por tempo de contribuição?
Antes de 2019 o trabalhador só conseguia se aposentar de duas formas: por idade ou por tempo de contribuição. Agora apesar de mais díficil,existem mais caminhos que podem ser tomados para quem quer se aposentar após a Reforma da Previdência.
As antigas exigências eram de 35 anos para homens e 30 para mulheres,porém foi excluída, ficando a idade mínima como regra majoritária.
Leia em seguida: FGTS extraordinário: nascidos em outubro recebem amanhã! Confira
Regra de transição por pontos
Um dos possíveis caminhos que nem foi dito a cima é o contribuinte se aposentar por tempo de contribuição é a chamada regra de transição por sistemas de pontos.
Essa regra foi criada com o intuito de protege o trabalhador que já estava próximo de se aposentar por tempo de contribuição, mas ainda não tem a idade mínima.
Todo ano muda a pontuação para se aposentar por pontos. Em 2022, a pontuação definida ficou em 89 pontos para mulheres e 99 para homens.
Para saber qual sua pontuação basta você somar seu tempo de contribuição total com a sua idade atual. Para ficar mais simples veja um exemplo:, um homem que tem 35 anos de contribuição já pode se aposentar pela regra de pontos,. Então atingir se o trabalhador atingir os 99 pontos ele teria de ter, no mínimo 64 anos, ou seja, menos que a idade definitiva (65 anos).
Gostou das informações sobre como funciona antes e depois da Reforma da Previdência para quem quer se aposentar por tempo de contribuição? Então:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Como investir e aproveitar os dois digitos atuais da taxa SELIC: saiba aqui
Os 5 primeiros passos para começar a investir agora!
Acaba de sair notícia triste para os aposentados do INSS
Abono natalino para mais um grupo nessa terça! Veja quem recebe