Muitas pessoas não sabem mas é possível sim chegar na aposentadoria com as regras de antes da Reforma da Previdência de 2019. Isso é chamado direito adquirido.
Então veja agora a baixo 2 dicas imperdíveis para aposentados ou trabalhadores que nem sabiam que já podiam estar aposentados:
Leia em seguida: Veja: Suspensão do pagamento de empréstimos consignados por 120 dias
1. Descubra se você já podia ter se aposentado
Para saber quanto tempo falta para você se aposentar basta calcular quanto tempo de contribuição você tinha até o começo da Reforma da Previdência (13/11/2019) e então você irá ter essa resposta.
No Brasil existem muitas aposentadorias diferentes pelo INSS. Caso você já tiver o tempo necessário para se aposentar em qualquer uma dessas situações, então as mudanças na lei (incluindo a Reforma) não irão afetar em nada.
A partir do momento em que todos os requisitos para uma aposentadoria são preenchidos, por mais que você não faça o pedido no INSS, você tem já tem o direito adquirido àquela aposentadoria.
Ou seja, mesmo se a lei mudar, você ainda pode optar por se aposentar com as regras que valem hoje ou com as novas regras, depende da sua situação.
Vale lembrar que, somente tem direito adquirido quem já preencheu todos os requisitos para se aposentar.
Mesmo que falte somente 1 dia para preencher todos os requisitos de alguma aposentadoria, você ainda não tem direito adquirido e estará sujeito sim às possíveis mudanças na aposentadoria.
Leia em seguida: Saiba tudo sobre FGTS aqui: como funciona, saque e documentos
2. Desconfie da contagem do INSS
É incrivelmente comum os trabalhadores não saberem que já tem o direito a aposentadoria. As leis brasileiras são confusas e as vezes as pessoas acabam repassando informações erradas.
Existe alguns casos em que o INSS normalmente não considera o tempo trabalhado, mas que pode contar muito para sua aposentadoria:
- Trabalho na área da saúde (médico, enfermeiro, dentista) o INSS normalmente não considera esse tempo como especial
- Trabalho com ruído, químicos, eletricidade ou agentes biológicos; o INSS normalmente não considera esse tempo como especial
- Trabalho sem carteira assinada
- Trabalho como autônomo
- Tempo de auxílio-doença, desde que intercalado entre períodos contributivos
Todos estes períodos podem em algum momento aumentar seu tempo de contribuição e fazer com que você saia das novas regras estabelecidas por essa nova Reforma da Previdência
Basta reunir os requisitos necessários para conseguir uma aposentadoria e assim finalmente ter o tão sonhado direito adquirido.
Talvez alguns deles você não consiga diretamente no INSS, mas são alternativas para antecipar e aumentar o valor da sua aposentadoria.
Gostou das informações sobre aposentadoria? Então:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre Auxílio Brasil de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Como investir e aproveitar os dois digitos atuais da taxa SELIC: saiba aqui
Os 5 primeiros passos para começar a investir agora!