Pagamento de abono extra do 13º Salário do INSS tem data final, ainda tem um grupo que recebe o abono no final do ano, confira a seguir.
Entre abril e Junho foi pago o 13º salário adiantado para os aposentados e pensionistas do INSS.
Ocorre que normalmente o pagamento do abono salarial é feito em agosto e novembro. No entanto, o Decreto-Lei 10.999/2022 possibilitou o adiantamento do abono salarial.
O adiantamento do 13º salário decorreu do Programa de Renda e Oportunidade que tem o objetivo de movimentar o mercado. Uma tentativa de diminuir a crise econômica do país.
O pagamento deste adiantamento foi encerrado pelo INSS no dia 07 de junho. Por outro lado, um grupo de aposentados e pensionistas do INSS não foi beneficiado com este adiantamento.
Acontece que alguns segurados do INSS só começaram a receber o auxilio da previdência social no mês de mão, quando já estava sendo paga a segunda parcela do 13º salário adiantado.
Olha isso: Veja os novos valores do salário mínimo do INSS!
Neste sentido, por ser um direito de todos os aposentados e pensionistas do INSS receber o 13º salário, aqueles que não receberam o beneficio no começo do ano ainda o receberam.
O governo anunciou que os segurados do INSS que começaram a receber o beneficio previdenciário a partir de maio terá o pagamento do 13º em parcela única entre novembro e dezembro.
Quem recebe o abono salarial no final do ano?
Os segurados do INSS que vão receber o 13º no final do ano devem então ser os que recebem os seguintes benefícios:
- Auxílio por incapacidade temporário;
- Auxílio-acidente ou aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão;
- Aposentadoria.
No entanto, existe um benefício que é pago pelo INSS que não gera direito ao abono salarial. Tal auxilio é o Benefício de Prestação Continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS). Dessa forma, para receber o BPC/LOAS não é necessário ter contribuído com o INSS. Sendo assim, o BPC/LOAS não é considerado uma aposentadoria.
Urgente: Pare de perder dinheiro, conheça 8 benefícios que idosos tem direito
Pelo contrário o BPC é um tipo de auxilio governamental que garante assistência social para quem não consegue se manter devido a alguma doença ou idade.
Quanto vou receber de 13º salário do INSS?
O valor do 13º salário corresponde assim ao valor do beneficio mensal recebido pelo segurado do INSS. Neste sentido, o que cada beneficiário receberá ao final do ano depende do seu salario mensal.
Portanto, imagine que o valor do beneficio mensal seja um salário mínimo no valor de R$ 1.212,00 (salário mínimo vigente em 2022). Logo, o beneficiário do INSS no final do quando receber o 13º receberá no contracheque um valor total de R$ 2.424,00 (valor do salário mensal + valor do 13º).
Viu isso? Abono natalino INSS vai pagar em 2022? Entenda!
Portanto, os segurados do INSS que começaram a receber o benefício a partir de maio deve ficar atento, o INSS já divulgou o calendário de pagamento. Não deixe de conferir:

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, agora que você sabe sobre o salário mínimo receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Comissão libera margem social para aposentados!
Saque extraordinário do FGTS: DINHEIRO liberado – confira
Aumento da margem consignável vai acabar! Veja agora