Atenção! Grupo de segurados do INSS tem dinheiro extra para sacar no final do ano. Veja a situação no artigo a seguir.
O presidente Jair Bolsonaro, assinou no dia 17 de março, o decreto 10.999, que permitiu a antecipação do pagamento do 13º Salário. Normalmente o abono salarial é pago pelo INSS em agosto e novembro.
No entanto, devido a crise econômica que o país enfrenta, foi criado o Programa de Renda e Oportunidade que possibilitou a criação do decreto.
Neste sentido, a liberação do premio de forma antecipada é para incentivar a movimentação do mercado. Já que o valor extra deve ser utilizado pelos beneficiários com pagamento de contas, investimentos, compra de produtos e serviços e outros.
Segundo o Decreto pagamento do 13º adiantado deveria ser feito em duas parcelas iguais. Portanto, a primeira parcela começou a ser paga no mês de abril e encerrou em março.
Já a segunda parcela iniciou em maio e finalizou no dia 07 de junho. Porém, existe um grupo de segurados do INSS que não recebeu ainda o benefícios.
Este grupo é formado então por segurados do INSS que começaram a receber o beneficio da previdência social a partir de maio.
Dessa forma, foi anunciado pelo INSS, que os aposentados e pensionistas do INSS que não receberam o 13º salário entre abril e maio, receberão o prêmio em novembro e dezembro em uma única parcela.
Quem receberá o 13º salário?
Os segurados do INSS que começaram a receber seu beneficio previdenciário a patir de maio são as pessoas com direito a receber o 13º salário no final do ano. É necessário ser beneficiário de algum dos seguintes auxilios do INSS:
- Auxílio por incapacidade temporário;
- Auxílio-acidente ou aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão;
- Aposentadoria.
No entanto, existe um beneficio pago pelo INSS que não gera o direito ao 13º salário. Sendo ele, o Benefício de Prestação Continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS).
O BPC não é considerado uma aposentadoria. Isto porque, é um programa do governo que garante assistência social para pessoas idosas e com deficiência que não possuem condições de sustentar a si mesmos.
Quanto vou receber de 13º salário do INSS?
O 13º salário é então um valor extra pago juntamente com o salário do trabalhador/beneficiário do INSS. Ocorre que o valor do abono salarial corresponde ao valor do salário mensal recebido pelo segurado do INSS ou trabalhador celetista.
Dessa forma, o valor do 13º salário dependerá do valor recebido mensalmente pelo beneficiário.
Caso o segurado do INSS receba apenas um salario mínimo, atualmente no valor de R$ 1.212, mensal como beneficio receberá em novembro um total de R$ 2.424,00 (valor do salário mensal + valor do 13º).
Confira o calendário de pagamento:

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, agora que você sabe sobre a margem social receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Comissão libera margem social para aposentados!
Saque extraordinário do FGTS: DINHEIRO liberado – confira
Aumento da margem consignável vai acabar! Veja agora