No dia 7 de julho o Senado aprovou a MP 1106 que deu ao empréstimo consignado novas regras. O texto estende o direito ao crédito ao grupo de pessoas que recebe o Auxílio Brasil e o BPC.
Dessa forma, os beneficiários desses programas agora tem acesso à modalidade de crédito mais solicitada do Brasil. Portanto, eles podem consultar as financeiras para realizar a simulação.
Confira ao longo da matéria do que muda no empréstimo consignado e suas novas regras.
Leia mais: Veja o cronograma do cartão benefício INSS!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Nova margem de crédito
Não foi somente a extensão de pessoas com acesso ao crédito consignado que a MP autoriza. Além disso, a proposta eleva a margem de crédito consignado. Ou seja, o valor da renda que pode ser comprometido aumentou.
Para os aposentados e pensionistas do INSS, a nova margem passa a ser de 45%. Esse total deve ser utilizado:
- 35% para empréstimos e financiamentos;
- 5% para operações exclusivas no cartão de crédito consignado;
- 5% gastos no cartão benefício, direcionado somente para farmácia, plano de saúde e afins.
As outras categorias também tiveram reajuste. Afinal, antes a margem era de 35%, agora é de 40%. As condições seguem as mesmas dos aposentados e pensionistas do INSS.
Entretanto, para os servidores públicos, a MP prevê que leis e regulamentos locais podem definir valores maiores de desconto automático. Isso porque a remuneração dessa classe é maior.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Pagamento do empréstimo consignado e suas novas regras
O pagamento do empréstimo consignado continua sendo em desconto em folha. Ou seja, o valor das parcelas é pago diretamente no benefício do solicitante. Portanto, ao cair em sua conta, ele já estará com o desconto do empréstimo.
A taxa de juros para o empréstimo consignado novas regras é de 2,14%. Entretanto, o período de pagamento pode ser dividido em até 84 vezes.
Portanto, segundo os parlamentares, a aprovação para o acesso ao crédito às novas famílias é pensando que as mesmas tenham crédito para recorrer em momentos de crise. As condições do empréstimo consignado difere das outras modalidades de crédito, favorecendo a sua solicitação.
O governo tem a expectativa que com aprovação da MP do empréstimo consignado e suas novas regras, haja uma nova injeção na economia brasileira. Além de favorecer e ajudar milhões de famílias.
Leia mais: Senado aprova MP que facilita contratação de novos empréstimos; Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!