A revisão da vida toda tem sido bastante comentada nos últimos dias. Com tantas mudanças e reformas, a vida dos aposentados e também dos advogados que os defendem é uma verdadeira montanha-russa.
Portanto, a fim de corrigir uma injustiça histórica com milhares de aposentados, o STF tomou uma nova decisão sobre a revisão. Ou seja, os votos dos ministros aposentados proferidos em plenário virtual continuam valendo. Sendo assim, mesmo que haja a necessidade de uma nova votação, os antigos não serão anulados.
A revisão da vida toda pode aumentar o salário dos aposentados. Confira como isso pode beneficiar o seu bolso.
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Entenda a revisão da vida toda
Para solicitar a revisão da vida toda, o segurado deve ter se aposentado depois de 1999 e as regras devem ser as anteriores à Reforma da Previdência. Além disso, o primeiro recebimento da aposentadoria tem que ter sido durante os últimos 10 anos.
Leia mais: 13º SALÁRIO CAUSA PROBLEMAS AOS APOSENTADOS!
Antes de solicitar a revisão da vida toda, o ideal é realizar os cálculos com um especialista. Assim, você vai entender qual é o seu caso e se a revisão vai te beneficiar. Portanto, toda revisão deve ser feita baseada em cálculos para não correr o risco de diminuir o valor da sua aposentadoria.
Entre os documentos para solicitar a revisão, os principais são: carteira de trabalho, documento com foto, cópia do processo da aposentadoria, carta de concessão do benefício. No site do INSS você encontra as suas contribuições e o histórico de aposentadoria.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito à revisão da vida toda?
O objetivo da revisão da vida toda é incluir no cálculo da aposentadoria todos os períodos de contribuição junto ao INSS. Por esse motivo, antes de realizar o pedido, deve-se calcular os valores para ver se essa revisão é benéfica ou não.
Tem direito à revisão qualquer pessoa que, a partir de 1999, receba os benefícios abaixo:
Leia mais: Salário extra do INSS pode ser pago sem juros, Confira
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença;
- Pensão por morte.
A revisão da vida toda pode beneficiar muitos aposentados. Mas antes de entrar com a ação propriamente, fazer o cálculo é o mais correto. Caso seja necessário, conte com a ajuda de um profissional especializado.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!