Hoje em dia, a ação contra o INSS mais comentada é a revisão da vida toda STF. Afinal, depois de um longo período de ansiedade entre os aposentados, o voto do ministro Alexandre de Moraes foi favorável para a classe.
Mesmo que o tenha sido, em um primeiro momento, virtual, ele teve a sua votação positiva. Portanto, continue acompanhando e saiba como fazer o pedido da sua revisão.
O que é a revisão da vida toda SFT?
Em primeiro lugar, é importante que você saiba o que é a revisão da vida toda SFT. Portanto, ela é uma ação que o aposentado entra contra o INSS pedindo que haja o cálculo de novo da sua aposentadoria.
Leia mais: Decisão do STF na revisão da vida toda pode aumentar seu salário
Sendo assim, você pode solicitar que o cálculo da sua aposentadoria seja refeito, incluindo os valores de contribuição antes de julho de 1994. Porém, para que a ação seja favorável, é importante que você conte com um apoio de um advogado previdenciarista para fazer esse cálculo antes de entrar com o pedido.
Assim, você vai saber se a ação é favorável ou não. Afinal, há casos em que ela não é tão positiva para o segurado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como pedir a revisão da aposentadoria?
Depois do voto favorável do STF, agora o aposentado já pode solicitar o pedido de revisão do benefício. Portanto, você pode entrar com uma ação judicial.
Leia mais: Revisão Vida Toda INSS: Qual o andamento desse julgamento?
Logo, o contribuinte que já analisou que a ação será positiva, pode reunir toda a documentação para pedir a correção da aposentadoria. Muitos trabalhadores foram prejudicados pela exclusão dos salários antes de 1994. Por isso, essa é uma grande oportunidade.
Os documentos essenciais para o pedido de revisão da vida toda STF são:
- Identidade e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais;
- Carteira de Trabalho, caso tenha contribuições antes de 1982;
- Procuração;
- Declaração de hipossuficiência;
- Cópia da carta de concessão da aposentadoria;
- Cálculo de tempo de contribuição;
- Relatório com o cálculo feito, mostrando que houve erro.
Revisão da vida: quando toda vale a pena?
Cada caso precisa ser analisado antes de entrar com a ação. Somente assim você saberá se vale a pena entrar com o pedido de revisão da vida toda STF.
Leia mais: Veja as últimas notícias da revisão da vida toda!
Entretanto, o aposentado precisa ter pelo menos 10 anos de contribuição. Assim poderá fazer o cálculo novamente e analisar se vale a pena. Se der uma diferença de poucos reais, pode não ser tão vantajosa assim.
O ideal é procurar a ajuda de um especialista para analisar o seu caso. Vale lembrar que não tem um prazo certo para a decisão do judiciário sair, quando se entra com a ação.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!