Obrigatoriedade da prova de vida retorna em 2022!
A obrigatoriedade da prova de vida vai retornar ano que vem, com isso, o calendário do procedimento está divulgado! Confira:
A prova de vida tem como objetivo prevenir possíveis fraudes e pagamentos indevidos de benefícios aos segurados do INSS.
Os brasileiros que recebem aposentadoria, pensões por morte do instituto e benefícios assistenciais, devem passar pelo procedimento anualmente, conforme previsto na lei.
Devido às novas medidas do governo federal, no qual suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida, recentemente foi emitido um novo cronograma para a realização do procedimento ano que vem.
Leia mais: Presidente confirmou, quer pagar o décimo quarto salário?
Retorno da obrigatoriedade da prova de vida
Os segurados devem retornar a realizar a prova de vida a partir de janeiro, assim retornando a obrigatoriedade, de acordo com a data informada pelo calendário.
Devido à pandemia Covid-19, o governo suspendeu a obrigatoriedade dos procedimentos para proteger os segurados, evitando assim a propagação do vírus.
A maioria das pessoas que precisam fazer a prova de vida, pertencem ao grupo prioritário, sendo mais sensíveis à Covid-19.
De acordo com a regulamentação publicada pelo INSS, em 2022, o segurado deverá realizar a prova de vida no mês de seu aniversário.
Um calendário adicional foi fornecido para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde novembro de 2020.
Obrigatoriedade da realização da prova de vida para:
- Janeiro 2022: segurados cujo vencimento foi entre novembro de 2020 a julho deste ano;
- Fevereiro 2022: segurados cujo vencimento foi em julho e agosto deste ano;
- Março 2022: segurados cujo vencimento foi em setembro e outubro deste ano;
- Abril 2020: segurados cujo vencimento foi em novembro e dezembro deste ano.
Viu isso? Reajuste histórico vai ocorrer com o salário mínimo 2022
Prova de vida Online
O procedimento em 2022 pode ser feito de forma digital, ou seja, por meio de um celular na data de obrigatoriedade da prova de vida.
Para isso ser possível, o beneficiário deve estar cadastro sua biometria facial no TSE ou no Detran.
Por meio do app Meu INSS, esses beneficiários podem realizar a obrigatoriedade da prova de vida por meio do celular. Para clientes do Banco do Brasil, o procedimento poderá ser realizado por meio do aplicativo do banco.
- Acesse o Meu INSS;
- Escolha o item Prova de Vida;
- Execute o reconhecimento de rosto;
- Anexe o documento de identidade digitalizado;
- Digite o número de registro do eleitor;
- Aguarde a conclusão da análise;
- Guarde o documento que comprove a realização do procedimento.
O beneficiário que não possui cadastro da biometria facial no TSE ou Detran pode realizar o procedimento na agência bancária onde recebe o depósito do benefício do INSS.
Quando se dirigir à agência bancária, tenha em mãos, seu RG, CNH ou a carteira de trabalho. Algumas agências disponibilizam esse procedimento no caixa eletrônico ou mesmo no aplicativo do banco.
Antes de realizar, verifique se está no mês correto para realizado o procedimento, para não perder tempo! Também evite que a obrigatoriedade da prova de vida, bloqueie seu benefício.
Beneficiários com mais de 80 anos ou segurados com mobilidade limitada podem realizar o procedimento em suas residências. Neste caso, é necessário agendar através da Central 135 ou do aplicativo Meu INSS.
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre a prova de vida.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Leia mais: Aposentados possuem esses 5 direitos! Veja e Receba!
Se você gostou das informações sobre a obrigatoriedade da prova de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: