Os beneficiários do INSS poderão receber o salário em dobro no mês de janeiro. O objetivo é dar suporte financeiro no início do ano, devido as cobranças de IPTU, IPVA e demais gastos que surgem com a virada do ano. Essa liberação é por conta de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. Confira.
O pagamento do salário em dobro do INSS no mês de janeiro é proposto pelo Projeto de Lei 809/2022, de autoria do Deputado Federal Antonio Furtado. Mas, não são apenas os beneficiários do INSS que poderão receber. Confira agora como funciona.
Leia mais: Beneficiários do INSS vão receber valor dobrado com novo cartão benefício
Como funciona o pagamento do salário em dobro INSS
Em todos os anos, no mês de janeiro, os beneficiários poderão solicitar o adiantamento do valor equivalente ao seu salário. Dessa forma, eles devolvem o adiantamento em parcelas iguais nos 11 meses subsequentes e no 13º salário. Portanto, o salário em dobro é uma forma de empréstimo, que não tem juros nem cobranças extras como os demais. O intuito é, realmente, ajudar os beneficiários.
Para receber, é preciso que o beneficiário interessado solicite junto ao banco. Representantes legais também podem solicitar. Mas, os representantes precisam ter os seus dados cadastrados junto a instituição financeira e ao Órgão responsável pela manutenção do benefício. Por exemplo, em caso de aposentados, o representante precisa estar cadastrado no banco e na Previdência Social.
Leia mais: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! Salário em dobro será pago em janeiro; entenda
Contudo, além dos beneficiários do INSS, o salário em dobro também poderá ser solicitado por militares, servidores públicos, quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas e Auxílio Brasil. O banco deve liberar o valor de forma imediata.
Mas, tenha atenção, no caso de o solicitante perder a sua renda, seja por qualquer motivo, isso não o isentará de pagar as parcelas, o deixando com dívida ativa. Se a instituição pagadora do salário ficar devendo algum valor ao contratante, deve ocorrer o acerto de contas.
Contudo, o projeto de lei que libera o salário em dobro para beneficiários do INSS e demais grupos ainda não foi aprovado. Ele tramita na Câmara dos Deputados. Veja o andamento.
Quando os beneficiários podem solicitar o salário em dobro?
O Deputado Antonio Furtado apresentou o projeto de lei 809/2022 no dia 04 de abril. No dia 26 de abril, o projeto foi para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Nessa comissão, teve votação e aprovação no dia 12 de julho.
Logo após, o projeto foi para a Comissão de Seguridade Social e Família. Após a análise e votação nessa comissão, o projeto segue para Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Por fim, depois que passar pela Câmara, o projeto vai ao Senado Federal e Presidência da República.
Como a tramitação está ocorrendo de forma rápida e não compromete o orçamento anual do Governo Federal, é provável que ocorra o primeiro lote de liberações do salário em dobro já no mês de janeiro de 2023.
Leia também:
- Saiu agora: Data liberação novo cartão benefício do INSS
- Empréstimo Auxílio Brasil é liberado! Bancos começam a realizar pré-cadastro
- Pagamento do Vale-gás pode ajudar você: Saiba como solicitar
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!